sábado, 1 de janeiro de 2011

Os vacilos humanos

Certa vez Jesus partiu para o leste do mar da Galileia simplesmente para libertar dois homens que viviam dominados por espíritos maus. Na viagem, diante de uma tempestade, realizou um milagre e calou a força da natureza, mas presenciou uma demonstração de falta de fé de seus discípulos, aqueles que deveriam assumir seu ministério quando partisse
. Que desmotivante: seus aprendizes, após passarem tanto tempo com ele aprendendo ao vivo e com o próprio Mestre todas as lições, na hora de por em prática todas as aulas particulares que tiveram, fraquejaram.
No entanto a falha desses homens não impediu os planos de Jesus, pois homem nenhum pode fazer isso. Ao chegar ao seu destino libertou os dois homens e toda a população que morava ali, já que esses homens eram perigosos e as pessoas tinham medo até passar perto deles ou do cemitério onde moravam, pois provavelmente já tinham agredido alguém. Mas a reação dos habitantes daquela região, mesmo vendo a transformação pela qual aqueles homens passaram, foi a de mandar Jesus embora.
Por duas vezes consecutivas, talvez num mesmo dia, Jesus se decepcionara com as pessoas. Depois de fazer o bem a cada uma, dar amor, livramento, elas reagiam da pior forma possível. Ainda assim, ao voltar para o oeste do lago uma multidão de enfermos, infelizes o esperavam e andavam com ele aonde quer que ele fosse. A maioria só o seguia porque estava interessado em um milagre. Jesus sabia disso e quando um homem desesperado jogou-se aos seus pés rogando que fosse até sua casa curar sua filhinha, ele se dispôs a ir. A multidão foi atrás. No caminho uma mulher o seguia, achou que poderia ser curada mesmo sem incomodá-lo, que ingenuidade! Jesus que sabe todas as coisas a curou, mas quis conhecê-la, mas a mulher teve medo. Medo de Jesus, isso parece inacreditável, ele é amor, a mulher tinha acabado de experimentar isso, ao ser curada dos seus 12 anos de sofrimento, mas ao invés de louvá-lo, ela teve medo, porém Jesus mesmo assim a motivou com palavras engrandecendo sua atitude de fé. Ao chegar à casa de Jairo, Jesus afirma que a menina que acabara de morrer, apenas dormia, a reação das pessoas? Zombaram dele.
 Era de mais, uma sequência de ingratidão, má educação, negligência e Jesus sabia que essa história de falta de semancol humana não pararia por aí, mesmo assim ele ressuscitou a garota, continuou paciente e curando as pessoas, tolerando a falta de respeito delas por ele.
Jesus é Deus acima da nossa teimosia, acima da nossa insensibilidade. Ele quer fazer um milagre nas nossas vidas, inclusive mudar nossas atitudes egoístas. O cristão deve estar se policiando o tempo todo para que algum sentimento não acabe se traduzindo em atitudes que entristeçam as outras pessoas. O jeito de lidar com as pessoas, a maneira de expressar deve passar por um filtro que impede as asperezas, a brutalidade, a falta até de etiqueta. O nome desse filtro é EDUCAÇÃO.
Não é bom os filhos de Deus serem chamados e reconhecidos pela sociedade como filhos mal educados.
Fabiana de Oliveira Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, mande-me uma mensagem