sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O desafio chamado amor



Marcos 12

    28 Um mestre da Lei que estava ali ouviu a discussão. Viu que Jesus tinha dado uma boa resposta e por isso perguntou: —Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?
    29 Jesus respondeu: —É este: “Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
    30 Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças. ”
    31 E o segundo mais importante é este: “Ame os outros como você ama a você mesmo. ” Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.
    32 Então o mestre da Lei disse a Jesus: —Muito bem, Mestre! O senhor disse a verdade. Ele é o único Deus, e não existe outro além dele.
    33 Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também devemos amar os outros como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos do que trazer animais para serem queimados no altar
    34 Jesus viu que o mestre da Lei tinha respondido com sabedoria e disse: —Você não está longe do Reino de Deus. Depois disso ninguém tinha coragem de fazer mais perguntas a Jesus.
   
O capítulo 12 de Marcos nos põe diante de uma típica sequência de emboscadas linguísticas que armaram contra Jesus. Acredito que se Jesus precisasse ter feito um mestrado ou um doutorado, ele deixaria a banca examinadora sem palavras, pois sabia lidar com as palavras como nenhum orador jamais ousou, um exemplo disso é a quantidade de pessoas que sempre estavam ouvindo-o.
Vejamos algumas situações argumentativas que Jesus tirou de letra só neste capítulo: 
No início do trecho temos a narração detalhada de Marcos sobre uma parábola contada por Jesus e que acertou em cheio...   
 12 Os líderes judeus sabiam que a parábola era contra eles e quiseram prender Jesus, mas tinham medo do povo. Por isso deixaram Jesus em paz e foram embora.
Mas eles não podiam deixar isso barato, ainda mais que já tramavam a sua morte, pois Jesus vinha dando muito prejuízo, por exemplo no capítulo anterior tinha expulsado todos os comerciantes do templo. Então eles resolveram
    13 Depois mandaram que alguns fariseus e alguns membros do partido de Herodes fossem falar com Jesus a fim de conseguirem alguma prova contra ele.
E começaram a questioná-lo politicamente, sobre os impostos, porém Jesus conhecendo suas intenções deu-lhes uma resposta sem réplica: “daí a César o que é de César”. Em seguida
 18 Alguns saduceus, os quais afirmam que ninguém ressuscita, chegaram perto de Jesus
Para tentar pegá-lo em alguma palavra queriam saber sobre a tragédia familiar de uma mulher que ficou viúva 7 vezes e não sabia qual dos 7 maridos seria o legítimo na ressurreição. Mais uma vez Jesus argumenta e prova com as escrituras qual a resposta certa:
26 Vocês nunca leram no Livro de Moisés o que está escrito sobre a ressurreição? Quando fala do espinheiro que estava em fogo, está escrito que Deus disse a Moisés: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. ”
    27 E Deus não é Deus dos mortos e sim dos vivos. Vocês estão completamente errados!
Depois de se sair bem em cada questão o capítulo chega a uma das maiores lições da Bíblia: quando o Senhor resume toda a vida cristã em duas frases. É claro que a sabatina ainda não tinha terminado, um mestre, o sabe tudo da lei, faz uma pergunta dentro da sua especialidade: qual dos mandamentos da Lei de Moisés era o mais importante?
Ele só não contava que Jesus era a melhor pessoa para responder à essa pergunta, pois foi ele quem ditou palavra por palavra dos mandamentos a Moisés no Monte Sinai. Ele afirma:
30 Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
    31 E o segundo mais importante é este: Ame os outros como você ama a você mesmo.  Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.
Não pensem que ao dizer que esses eram os mais importantes mandamentos, os demais perdem sua relevância, de jeito nenhum! Jesus mais uma vez estava dando uma resposta sem contra-argumento, pois o que ele acabara de fazer foi colocar os 10 mandamentos dentro de dois. Isso mesmo, dentro das duas frases: em amar o Senhor acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo estão todas as regras que Moisés lapidou na tábua dos mandamentos.
Vamos fazer um exercício de numerar: Abra sua Bíblia em Êxodo capítulo 20
(1)   30 Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
(2)   31  Ame os outros como você ama a você mesmo. 
Êxodo capítulo 20:
( 1   ) 3 Não adore outros deuses; adore somente a mim.
(1  ) 4 Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. 5 Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos.
( 1 )   7 Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o SENHOR, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome.
( 1 )     8 Guarde o sábado, que é um dia santo.   9 Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana;    10 mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o SENHOR, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem os seus filhos, nem as suas filhas, nem os seus escravos, nem as suas escravas, nem os seus animais, nem os estrangeiros     11 Em seis dias eu, o SENHOR, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por isso que eu, o SENHOR, abençoei o sábado e o separei para ser um dia santo.
( 2 ) 12 Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.
(2  ) 13 Não mate.
(  2) 14 Não cometa adultério.
(2  ) 15 Não roube.
(2  ) 16 Não dê testemunho falso contra ninguém.
(2  )    17 Não cobice a casa de outro homem. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele.


 
Perceberam como o cristianismo gira em torno da palavra amor? Quem ama a Deus não é capaz de desobedecê-lo ou quando o faz, devido a nossa natureza pecaminosa, não consegue permanecer no pecado. Quem ama ao seu próximo também não é capaz de fazer nada de mal ou que vá contra o bem estar físico, mental, emocional, muito menos espiritual de outra pessoa.
O amor é nosso maior juiz, nosso maior conselheiro.
No entanto como é difícil amar! Não digo que seja tão difícil amar a Deus, pois a final Ele só nos faz coisas boas, mesmo assim, quantas pessoas revoltadas contra Ele existem por aí, entretanto a maior dificuldade enfrentada pelo crente é amar ao seu próximo.
Esse talvez seja o maior desafio para nós, pois somos egoístas ao ponto de cobiçar não só a casa, os bens, a mulher, o namorado de outra pessoa;
- queremos sempre nos dar bem, mesmo que custe uma mentirinha, um exagerozinho, uma fofoquinha contra alguém;
- queremos sempre satisfazer nossos próprios desejos e para isso roubamos, exploramos nosso próximo;
- cometemos adultério e nós sabemos que se temos algum pensamento impuro sobre alguma pessoa, já adulteramos;
- nós matamos as pessoas, não só fisicamente;
- nós desrespeitamos nossos pais, falamos alto com eles, somos mal educados, não queremos gastar nosso tempo com eles e quando ficam velhos e temos de retribuir as fraudas que nos trocaram, jogamo-nos num asilo, ou quando somos mais bonzinhos contratamos outra pessoa para cuidar deles;
Isso é só um pouquinho daquilo que fazemos. Não adianta pensar que isso é coisa de quem não conhece o amor de Deus, porque infelizmente é dentro das igrejas onde isso mais se destaca, o lugar onde esperamos um pouco de santidade das pessoas, mas tem sido o lugar onde mais nítidos ficam o pecado e até a falta de caráter.
Isso tudo sabe por quê? Por que não pensamos como Deus quer, mas de acordo com o que nos convêm. Veja o que o reverendo Max Lucado diz no seu livro A grande casa de Deus:
Note em especial a palavra como. Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, nem são como os nossos. Nem mesmo chegamos perto. Nós pensamos: Preserve o corpo, Ele pensa: salve a alma. Sonhamos com um aumento salarial; Ele sonha pôr um fim ao salário do pecado. Esquivamo-nos do sofrimento e buscamos a paz; Ele usa o sofrimento para trazer a paz. "Vou viver antes que eu morra", resolvemos nós. "Morra, e então pode viver", instrui-nos Ele. Apegamo-nos ao que se corrói; Ele, ao que perdura. Regozijamo-nos com os nossos sucessos; Ele, com as nossas confissões. Mostramos aos nossos filhos as estrelas da Nike, com o sorriso de um milhão de dólares, e incentivamos: "Seja como o Ronaldinho". Deus aponta o carpinteiro crucificado, com os lábios ressecados e o lado sangrando, e intima: "Seja como Cristo".
Se quisermos ser mais parecidos com o que Deus deseja de nós, é bom começarmos repensar nossas vidas e a pensar como Ele. Orarmos bastante para conseguirmos obedecer aos seus mandamentos que se resumem na palavra amor é o começo.  Mas não espere que as coisas sejam fáceis, as pessoas vão decepcioná-lo. A nossa resposta a isso deve ser mais oração, mais ação, mesmo que a princípio ela saia do seu coração a força. A oração resolve isso.
Contudo não pense você que é possível desobedecer a um mandamento somente. Quando falhamos em um apenas, estamos falhando em todos, pois se trata de um pacote. Se nós somente falhamos com nosso irmão, também pecamos contra Deus, pois O desobedecemos.
Amar é um desafio difícil, mas não impossível. A todos que entendem e se esforçam para fazê-lo veja o que Jesus diz:
    34b Você não está longe do Reino de Deus.
Vamos pedir mais, a Deus, ajuda para por em prática seus mandamentos.

 Depois dessa grande lição dada com maestria por Jesus ninguém tinha coragem de fazer mais perguntas nenhuma a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, mande-me uma mensagem