domingo, 27 de maio de 2012

O chamado

O chamado
 Mateus 9: 35 a 38 e  10: 1 a 4
http://www.baixa.la/arquivo/5273746


 

Jesus andava pelas cidades ensinando nas sinagogas, anunciava a boa notícia do Reino que é a salvação, curava enfermidades e doenças graves. Um certo dia, ele viu uma multidão. Várias pessoas aflitas e abandonadas, como ovelhas sem pastor e teve pena. Prestem atenção nesse sentimento que Jesus teve: pena, por isso quis dar pastor para cuidar delas.
Então, para resolver o problema dessas pessoas ele funda a primeira igreja cristã e já nota uma necessidade dela ao dizer: a colheita é grande, mas há poucos trabalhadores. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazer a colheita.
Em seguida, ele chamou seus 12 discípulos e começou a dar instruções a eles. Chamar aqui é sinônimo de escolher. Nesse momento que Jesus cria uma igreja ele também escolhe entre tantos que o acompanhavam, tantos que o viam, tantos que poderiam ser ricos ou pobres, tantos que poderiam ser estudados ou iletrados, educados ou grosseiros 12 homens que seriam os responsáveis por ela. Jesus enxergou naqueles homens o necessário para serem líderes da sua igreja.
Porém, por que ele os escolheu? Por que tinham dons necessários para a liderança? Por que tinham autoridade para expulsar espíritos maus? Tinham autoridade divina para curar enfermidades e doenças graves? Não! Eles não tinham esses dons. Foi depois do chamado que Jesus lhes concedeu esse poder, Jesus treinou os líderes da sua igreja para que eles desenvolvessem as capacidades e talentos necessários. Ele os recrutou para um curso de capacitação que durou até o momento de sua morte.







DESENVOLVIMENTO
 
Vamos analisar o comportamento desses discípulos? Faça o seguinte: perceba qual deles tinha a personalidade mais parecida com a sua.








1. SIMÃO PEDRO - Era pescador de profissão, sem muita cultura; Tinha pouco estudo, impulsivo, amoroso, tímido, explosivo e entendia com dificuldade os ensinamentos; precipitado, teimoso.
 

2. ANDRÉ - Era sócio de seu irmão Pedro na indústria da pesca, então também não tinha muita cultura, provavelmente simples; Foi um homem zeloso, sincero e dedicado em sua tarefa de apóstolo;

3. TIAGO - trabalhava com a pesca; Tinha personalidade forte e ambiciosa

4. JOÃO - trabalhava com seu irmão Pedro na pesca; A princípio era de espírito exaltado e indisciplinado;
 

5. FILIPE - provavelmente exercia a profissão de pescador; Possuía uma personalidade tímida e inicialmente um pouco incrédulo;

6. BARTOLOMEU - sua profissão é desconhecida; Foi uma pessoa em quem não se via dolo, fraude, era honesto (Jo 1:47);
 

7. TOMÉ - era pescador por profissão; Foi uma pessoa determinada, mas no momento propício não creu na ressurreição de Jesus;

8. MATEUS - Era de Cafarnaum, onde trabalhava como cobrador de impostos (publicano). Podemos observar sua humildade quando seu nome aparece na lista dos Apóstolos após Tomé (Mt 10:3). O fato de ter abandonado a sua profissão que apesar de ser mui desprezada, também, demonstrava sua humildade.
 

9. TIAGO - sua profissão é desconhecida; Era o mais jovens dos apóstolos;

10. JUDAS - a sua profissão também é desconhecida; Era bastante temeroso e um pouco incrédulo;

11. SIMÃO, o Zelote - a sua profissão está também entre as desconhecidas; Era uma pessoa zelosa e cuidadosa em sua vida e ministério;

12. JUDAS ISCARIOTES - Sua profissão é desconhecida, mas é provável que tivesse uma formação administrativa, que fez com que exercesse o cargo de tesoureiro do grupo; Era egoísta, ambicioso e possuía um espírito egocêntrico;

Obsevaram como os escolhidos de Deus para liderar e espalhar igrejas sobre a face da terra eram homens comuns e falhos como nós? Em muitos momentos eles entendiam menos o que Jesus ensinava que as outras pessoas, contudo, todos nós conhecemos o resto da história: as igrejas foram sendo implantadas e edificadas com o trabalho desses homens tão comuns que receberam o Espírito Santo em suas vidas e tiveram suas deficiências aperfeiçoadas em Cristo e, por isso, hoje nós temos nossas igrejas. É interessante também, que Jesus diz a eles no verso 38 do cap. 9 para que eles pedissem ao dono da plantação que enviasse ajuda para a colheita. Prestem atenção como muitas vezes nos pedimos isso a Deus: pessoas para trabalharem na nossa igreja, mas antes de ele enviar mais trabalhadores, eles nos chamou para sermos os primeiros, os que vão fazer a obra nesse exato momento.


Há uma frase muito bonita que já virou clichê no meio evangélico, fico constrangida de usá-la, mas acho que será fundamental para o que quero dizer: “Deus não chama os capacitados, Ele capacita os chamados.” Não precisamos ficar com medo de não darmos conta da obra que Ele nos convida para fazer, porque a obra é dEle, Ele é que vai fazer o impossível para que ela aconteça, nós ficamos com a parte da tarefa que é possível e, com certeza, a medida que formos aprendendo e crescendo espiritualmente tudo vai ficando mais fácil, no entanto, o primeiro passo é nos dispormos para fazê-la com todas as nossas forças.
Os discípulos viram maravilhas acontecendo, milagres, 3000 mil pessoas se convertendo num só dia, nós, porém teremos dias que nos prepararemos, jejuaremos, estudaremos para pregar para uma pessoa só. Mateus 10.8 diz que recebemos sem pagar a salvação e por isso devemos dar sem cobrar. Muitas vezes para realizar a obra, nós vamos dar nosso tempo, nosso dinheiro, porém o que são essas coisas perto do que Ele nos dá todos os dias?
E não se assustem se a igreja não crescer tão rápido, é normal! Lembre-se que o nosso caminho é estreito.
Agora vejamos o que aqueles homens simples, que tanto nos identificamos foram capazes com a força do Espírito Santo:
1.     SIMÃO PEDRO – (Nasceu em Betsaida, mas residia em Cafarnaum, na Galiléia); o “ignorante” Foi o primeiro líder da igreja cristã. Escreveu as epístolas que levam seu nome;
Foi digno de Morrer em Roma, crucificado de cabeça para baixo pela obra que fez;

2. ANDRÉ – (Betsaida) o que não teve oportunidade de ser culto:Um dos primeiros discípulos e também o primeiro missionário no estrangeiro;
 foi fiel até a morte: Morreu martirizado na Acássia, onde pregou. Foi crucificado em uma cruz em forma de “X’’.
 


3. TIAGO – (Betsaida). O de personalidade forte, difícil: Foi um dos mais íntimos discípulos de Jesus. Pregou na Judéia; Tornou-se o primeiro mártir entre os apóstolos, morreu por Cristo através espada de Herodes Agripa I.

4. JOÃO – (Betsaida ); o indisciplinado, exaltado: Fez parte, também do rol dos discípulos mais chegados ao Mestre. Trabalhou pregando em Jerusalém. Escreveu o evangelho e as epístolas que levam seu nome, e também o Apocalipse. Terminou seu ministério em Éfeso e Ásia Menor;
 Morreu de morte natural, provavelmente com 100 anos de idade, o único que não foi martirizado.

5. FILIPE – ( Betsaida); Aquele que era tímido, Teve um brilhante ministério na Ásia Menor, trabalhou também na Frigia;
Foi sepultado em Hierápolis, desconhece-se, porém, o motivo de sua morte, provavelmente foi um mártir.

6. BARTOLOMEU – ( Galiléia); Acredita-se que tenha trabalhado na Índia e na Grande Armênia;De acordo com o martirológio romano, ele foi esfolado vivo pelos Bárbaros e recebeu o golpe de misericórdia através da decapitação.

7. TOMÉ – ( Galiléia); aquele que não creu na ressurreição de Jesus: Trabalhou pregando o evangelho na Síria, na Pártia, na Pérsia e na Índia; Sobre sua morte há duas versões, uma diz que foi traspassado por uma flecha enquanto orava, e a outra, é de que foi torturado próximo a Madras.

8. MATEUS – ( Cafarnaum), o desprezível cobrador de impostos: Recebeu poderes apostólicos de milagres e sinais. Esteve no cenáculo em Jerusalém (At 1:13 e 14) após a ascensão de Jesus ao céu. Escreveu o evangelho que leva o seu nome. Ao que se presume trabalhou em prol do evangelho na Judéia, no Egito, na Etiópia e na Pártia. A igreja ocidental o alista entre os mártires.

9. TIAGO, de Alfeu – ( Galiléia); o mais jovens: Escreveu a epístolas que leva o seu nome, pregou na Palestina e no Egito;
Há duas versões sobre sua morte, uma é que os judeus o expulsaram do templo e o apedrejaram, morrendo por fim através de um golpe de paulada; a segunda hipótese é de que foi crucificado no Egito.

10. JUDAS, o Tadeu – ( Galiléia); o medroso e incrédulo: Escreveu a epístola que leva o seu nome, pregou em Edessa na Síria, na Arábia e na Mesopotâmia;
Morreu martirizado na Pérsia.

11. SIMÃO, o Zelote – ( Galiléia); Pregou o evangelho na Pérsia; Morreu crucificado.

12. JUDAS ISCARIOTES – ( Judéia); profissão é desconhecida, mas  provável tivesse uma formação administrativa, que fez com que exercesse o cargo de tesoureiro do grupo; Era egoísta, ambicioso e possuía um espírito egocêntrico;
Parece ironia, mas o melhor preparado do grupo foi o único que traiu Jesus.
Suicidou-se após ter traído Jesus.

Interessante também que cinco deles eram de um lugar chamado Betsaida, cinco da Galileia, Jesus não estava interessado em trazer trabalhadores de longe, nem com conhecimento amplo de mundo, ele preferiu pessoas do contexto daquela região, conterrâneos, conhecidos entre si, alguns até da mesma família, pessoas que estavam ligadas a história de vida daquelas que receberiam o evangelho e que atuariam em um único objetivo, coesos, unidos.
Para nos motivar esse texto grita: Se Jesus pode fazer tudo com esses homens, será que ele não pode fazer conosco também?

CONCLUSÃO
Certo dia, Jesus viu na nossa cidade uma multidão de pessoas aflitas e abandonadas, como ovelhas sem pastor e teve pena. Para ajudar essas pessoas ele criou sua igreja e chamou você para trabalhar nela.
Entre tantos que o acompanhavam, tantos que o viam, tantos que poderiam ser ricos ou pobres, tantos que poderiam ser estudados ou iletrados, educados ou grosseiros, Jesus escolheu você. Jesus enxergou em cada um o necessário para serem líderes da sua igreja. Talvez você esteja se sentindo despreparado, contudo ao mesmo tempo que ele o chama, ele também o matricula num curso de capacitação que só vai terminar no dia da nossa morte.
Muitos estão no início do curso, então mais empenho será necessário para adquirir o conhecimento básico. Como em todo curso é preciso estudar, frequentar às aulas na igreja, orar, jejuar, e outras atividades que nos capacitam para trabalhos surpreendentes. Aceite o seu chamado!
Cada um de nós temos um convite gritando na nossa caixa de correio: venham fazer a colheita! Essa colheita você faz abrindo a igreja, cuidando da arrumação do templo, pregando a Palavra para aquela pessoa que você conhece, sustentando sua cidade com orações...
Segundo Mateus 9.38, somos chamados para sermos trabalhadores e como o próprio nome diz, isso dá trabalho. Ignorar o chamado é pecado!







Bibliografia







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, mande-me uma mensagem