quarta-feira, 9 de outubro de 2013

TEMPORADA MANDAMENTOS

O objetivo desse post é contribuir para professores de escola dominical a partir da nossa experiência na IPI de Cavacos- Alterosa MG

 
                                  
  TEMPORADA    OS DEZ MANDAMENTOS
 Textos bases:
Êxodo 31:18
Êxodo 32: 15 e16
Êxodo 34:29
Êxodo34: 1 a 9
Êxodo 20: 1 a 17
 
Aula 1: MANDAMENTO 1
LEALDADE EM ADORAR AO ÚNICO E VERDADEIRO DEUS


 
1º Mandamento   Êxodo 20:3
Sequência didática:
- Organização do cenário: pedras dos 10 mandamentos, uma grande nuvem;
- Recepção das crianças: cumprimentos, conversas sobre a semana das crianças e suas novidades etc;
-oração de agradecimento e café da manhã;
- abertura: leitura do versículo do dia e convite às crianças para refletirem sobre o que é adorar e  por que devemos adorar somente ao Senhor. Oração de invocação do Espírito Santo;
- Contação de história:  O contador vestido de Moisés entra na sala e conta a história:
Deus havia me  chamado para conversar a sós com ele, numa montanha chamada Monte Sinai. Ele também havia pedido que eu levasse comigo 2 tábuas feitas de pedra por que ele escreveria nelas a sua lei. Mandamento significa: ordem.
Então eu lavrei duas pedras, consagrei o monte Sinai e marquei limites para que o povo não passasse deles, pois a glória de Deus desceria sobre ele e qualquer pessoa que não estivesse consagrada poderia morrer se visse a glória dEle, nem os rebanhos de ovelha poderiam estar  lá.  Então subi ao monte.
O Senhor desceu numa nuvem e esteve comigo. O seu dedo escreveu a Lei, os dez mandamentos nas tábuas e eu o proclamei Seu nome e O adorei curvado para a terra dizendo: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos até a terceira e quarta geração! Senhor, se agradei o Senhor,segue conosco, por que este povo é de dura cerviz. Perdoa o nosso pecado e toma-nos por tua herança.
Então o Senhor disse: Eu faço uma aliança com você e com meu povo, farei maravilhas que nunca se fizeram em toda a terra, nem entre nação alguma de modo que todo o povo veja a obra do Senhor. Guarda o que eu te ordeno hoje e te livrarei de todos os seus inimigos.
Depois de estar com o Senhor eu desci e falei para o povo tudo o que Ele tinha falado e todo o povo presenciou os trovões e os relâmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante e todos temeram ao Senhor.
Foi maravilhoso! Mas hoje eu imagino a tristeza de Deus, pois com o passar do tempo as pessoas começaram a desobedecer sua ler. Veja o 1º mandamento por exemplo, Deus disse para não termos outros deuses diante dele, não foi? Mas basta ligarmos a TV  quando está passando um programa que mostra o mundo que vemos as pessoas adorando outros deuses, fazem orações a eles e acreditam que eles são tão poderosos quanto o nosso verdadeiro Deus; Na Grécia há um tempo atrás eles acreditavam em vários deuses diferentes cada um tinha um poder diferente; no Egito, eles criam em deuses que tinham forma de animais misturado com gente; há tribos de índios que acredita que o sol é um deus, que a chuva é uma deusa... até no Brasil há pessoas que colocam outros deuses diante de Deus e lhes oferecem culto, beijam seus pés, colocam flores de presente para eles. Isso é pecado, mas as pessoas nem percebem isso!
Além desses falsos deuses ainda tem gente que diz adorar cantores famosos, chamam eles de ídolos e ficam desesperados por eles; tem gente também que é tão fanático por seus time de futebol que acaba fazendo loucuras: xingam, brigam, machucam as pessoas, deixam de ir a igreja para assistir jogo! Vocês devem saber de outros casos, não sabem?(deixar as crianças participarem)
O nome desse pecado é idolatria! Precisamos ter  LEALDADE EM ADORAR AO ÚNICO E VERDADEIRO DEUS. Deus é tão bom para nós, é nosso criador, nos da vida, cuida de cada um, nos ama, não devemos dar culto a outros deuses. Devemos adorar somente a Deus!
Fechamento: perguntar as crianças o que a história ensinou e o que mudou na vida deles de agora em diante. Como eles podem obedecer a este mandamento e por que obedecê-lo. Oração pedindo a ajuda de Deus(incentivar as crianças orarem)
Pequenos  grupos: dividir em duas equipes até 7 anos e maiores de 7.


 


 
 
Aula:2 MANDAMENTO 2
  LEALDADE EM ADORAR AO ÚNICO E VERDADEIRO DEUS.
Texto base:
Êxodo 20: 4 a 6
Êxodo 35
Sequência didática:
- Organização dos 2 cenários: serão 2 histórias paralelas
cenário1: pedras dos 10 mandamentos, uma grande nuvem;
cenário2: mesa, computador, cama, poltrona, livros
- Recepção das crianças todos os professores: cumprimentos, conversas sobre a semana das crianças e suas novidades etc;
-oração de agradecimento e café da manhã;
- abertura: perguntar se as crianças lembram da aula passada e o que elas lembra. Deixá-los falar. Leitura do versículo da aula passada e comentários sobre ele. Informar-lhes que hoje eles aprenderão a continuação dos 10 Mandamentos: o mandamento 2 que é sequencia do 1º, já aprendido
. Oração de invocação do Espírito Santo;
- Contação de história 1:
Moisés volta(a caráter) e diz:
Oi, crianças, eu voltei para continuar a contar a história dos 10 Mandamentos, vocês lembram que semana passada eu contei  que Deus me chamou para subir ao Monte Sinai, para que Ele me desse os seus mandamentos. Ele desceu numa nuvem escura e escreveu com Seu próprio dedo 10 deles em duas tábuas de pedra. A Lei de Deus não se resumia somente aos 10 Mandamentos e quem quiser saber toda a Lei é só ler o livro de Êxodo, é o 2º livro da Bíblia.
Hoje eu vou contar uma outra parte da história: Deus escreveu os mandamentos na pedra bem na minha frente, eu estava maravilhado com o poder do nosso Deus, Ele escreveu cada mandamento lá. Hoje nós vamos estudar o 2º Mandamento, quem lembra o 1º? (incentivar respostas) Então o 2º Mandamento é a sequência do 1º que diz para não termos outros deuses, o 2º diz o seguinte Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. Quando quisermos ler  esse mandamento ele está em: Êxodo 20:4-6 (mostrar o mandamento na tábua do cenário).
Esse mandamento era necessário por que muitos povos que cercavam Israel tinham o hábito de construir imagens de deuses e adorá-los. Quando Deus proibiu que se fizesse imagens, ele queria dizer que só devemos adorar, prestar culto a Ele e também que por mais que nos esforçássemos para construir uma estátua dEle, nunca conseguiríamos representar a sua glória, poder, formosura, pois mãos humanas jamais conseguiriam fazer uma cópia de Deus, nem representá-lo e se fizer isso estará fazendo algo muito menos do que Ele realmente representa e é.
Mas foi chocante o que aconteceu depois que recebi as tábuas. Deus me disse que eu descesse rápido ao acampamento, porque o meu povo estava se corrompendo e que Ele estava muito chateado com eles. Estava até pensando em consumi-los!
Quando eu desci o Monte Sinai... eu fiquei irado com que eu vi: eles haviam pego as suas joias e construído um bezerro, todinho em ouro e estava prestando culto a ele! Fiquei tão irritado que joguei as tábuas dos 10 Mandamentos no chão, elas até se quebraram...
Como eu demorei a descer do Monte Sinai foram 40 dias e 40 noites, eles ficaram sem paciência de me esperar e pediram para meu irmão o Arão para construírem uma imagens para eles, fizeram uma festa ao Senhor, mas criaram sua própria maneira de adorá-lo. Eles pensavam que Deus ia se alegrar se eles prestassem culto ao bezerro.
Contudo, Deus não se agrada de culto a imagens, Ele tinha falado isso no seu 2º Mandamento, então eu queimei o bezerro de ouro e joguei fora as cinzas e todos que não se arrependeram do seu pecado tiveram de ser castigados.(Moisés sai de cena)
Intervenção: um comunicador faz um comentário sobre a história contada por Moisés, lê o mandamento em estudo e instiga a curiosidade das crianças em relação: será que coisas semelhantes acontecem hoje em dia? Deixá-los falar sempre incitando à reflexão no mundo atual.
Contação de história 2: TEATRO
O personagem entra dizendo que está cansado por causa das suas tarefas diárias e senta-se frente ao computador para trabalhar em casa e comenta que tem ainda de planejar  a aula na EBD que é sobre os 2º Mandamento.
À medida que vai planejando a aula  e falando em voz alta, vai cochilando de tão cansado, até que cai no sono.
Depois de dormir um tempo, ele acorda assustado, lembrando-se que tem muito trabalho para fazer, então procura o seu pen drive, mas não o encontra em lugar algum, quanto mais procura, mais nervoso vai ficando, então decide recorrer a um anjinho de escultura, oferece-lhe uma flor, beija seu pé, acende-lhe uma vela para ver se sua sorte muda. Mas mesmo assim, continua nervoso e não acha o pen drive, então  apela para o São Longuinho  e lhe faz a promessa de dar 3 pulinhos se encontrar seu objeto perdido.
Procura por mais um tempo e não achando, debruça-se e começa a chorar até que dorme. Depois de um tempo dormindo, acorda, novamente assustado e percebe que tudo aquilo tinha sido um sonho.
Conclui o teatro sentindo-se aliviado de aquilo tudo ter sido só um sonho, porque do contrário teria cometido um pecado, já que no mandamento 2 diz para nem fazermos imagens de escultura em semelhança ao que há no céus, na terra e debaixo das águas para adorar...
Fechamento: perguntar as crianças o que a história ensinou e o que mudou na vida deles de agora em diante. Como eles podem obedecer a este mandamento e por que obedecê-lo. Oração pedindo a ajuda de Deus(incentivar as crianças orarem)
Pequenos  grupos: dividir em duas equipes até 7 anos e maiores de 7.  Enquanto as crianças realizam a atividade dos 5 desvios aos 2º mandamento e colorem aproveitar o tempo para conquistar mais da amizade deles e conversar sobre a aula, perguntar o que eles acharam para fazermos nossa própria auto avaliação.
 
Entregar a 2ª peça do quebra-cabeça e a canetinha marrom ao final.


Aula:3   3º MANDAMENTO
TEMA: RESPEITO AO NOME DE DEUS.
Texto base:
Êxodo 20: 7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.


Marcos 3:28-29: verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem;
Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo


Sequência didática:
- Organização do cenário:
pedras dos 10 mandamentos, uma grande nuvem que desce e sobe, bancos imitando uma praça.
- Recepção das crianças todos os professores: cumprimentos, conversas sobre a semana das crianças e suas novidades etc;
-oração de agradecimento e café da manhã;
- abertura: perguntar se as crianças lembram da aula passada e o que elas lembram, o que as aulas tem mudado suas vidas. Deixá-los falar. Leitura dos versículos das 2 aulas passadas e comentários sobre eles. Informar-lhes que hoje eles aprenderão a continuação dos 10 Mandamentos: o mandamento 3(Êxodo 20: 7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.). Oração de invocação do Espírito Santo, enfatizar que estamos convidando o Espírito de Deus para participar de nossa aula;
- Dinâmica: 
Material necessário: crachás com o nome de todas as crianças .
Entregar os crachás com os nomes trocados, deixar as crianças reclamarem... começar uma conversa com elas sobre as aulas passadas, perguntar o que elas mais têm gostado e o que elas têm achado dos nossos encontros( informações para nossa auto valiação), mas sempre citando os nomes das crianças pelo nome que está no crachá, ou seja nome errado delas. Elas naturalmente vão reclamar que o nome delas está errado, depois de um tempo refletir sobre isso: Quem gosta de ser chamado pelo nome errado? E falar com elas que Deus também não gosta quando usam o nome dEle de forma errada. É esse o 3º Mandamento, não dizer o nome dEle em vão, em brincadeiras ou de qualquer forma desrespeitosa.
Convidar as crianças a fazerem o exercício: eles devem prestar atenção no teatro seguinte e contar quantas vezes houve desrespeito com os nomes de Deus.(os demais professores também devem contar, pois como o teatro é praticamente no improviso, só na hora para sabermos)
- Contação de história: Teatro:
2 sujeitos muito atrapalhados, palhaços(a) se encontram na praça, são velhos(a) conhecidos(a) então começam a conversa(mais ou menos assim)
(P1): _ Oi... quanto tempo, como vai?
(P2): _ Olá, tudo bem, como se diz por aí, tudo na mais perfeita graça de DEus.(com uma cara muito engraçada)
(P1): _ É tô vendo msm, a maior graça, cheio de graça o cara, a cara! ?.
(P2): _ Mas o que você anda fazendo da vida?
(P1): _ A tô trabalhando num circo lá em Alterosa... e você?
(P2): _A minha, amiga... to desempregada(fala a última palavra bem baixinho, com vergonha)
(P1): _ quê?
(P2): _ to desempregada(bem baixinho, com mais  vergonha)
(P1): _An? que? fala alto!(desconfiada do que seja)
(P2): _ D  E  S  E  M P R E G A D A!
(P1): _ Sangue de Jesus tem poder!
(P2): _ Por falar nisso, você não pode me arrumar uns trocados, to precisando aí...
(P1): _ Afasta de mim esse cálice, Senhor!(erguendo as mãos aos céus)
(P2): _ Ai, meu Deus,  grande amiga você, heim?!
(P1): _ A qual é, gente querendo meu dinheiro, tá amarrado, Senhor! Em nome de Jesus! Eu repreendo Jeová!
(P2): _ Jesus apaga a luz! Eu pensava que você era minha amiga, colega igual éramos na escola...
(P1): _ Não! eu sou sua amiga sim, juro por Deus! só que amigos, amigos, negócios a parte! Olha, vamos mudar de assunto, deixa eu te contar uma piada muito boa, pra mudar esse humor aí: Sabe porque Deus criou o homem primeiro do que a mulher? R: Para não ficar ouvindo palpites...
As duas caem na risada. E depois percebem que na verdade não tem graça, fala das mulheres.
(P2): _ Então escuta essa: Deus cansado de viver sozinho pensa: -Eu vou criar uma pessoa para me fazer companhia, uma pessoa que possa falar sobre coisas inteligentes e uma pessoa bonita e esperta. Depois disso Deus criou o homem. Olhando para aquilo ali deitado fala: Eu disse uma pessoa e não um animal.  Então Deus criou a mulher..
Mais risadas.
(P1): _ Queima, Senhor!
(P2): _ Aleluia, irmão! (mais risadas)
(P1): _ olha tá chegando minha hora, tenho de ir lá para meu circo, mas tava pensando aqui, quem sabe arrumo um trabalho pra você lá comigo?!
(P2): (com a maior cara de preguiça e querendo fugir do assunto) _ Deus me livre!  Nossa escutei alguém chamando meu nome ali, vou lá, tchau!( e sai correndo)
(P1):  o palhaço preguiçoso! Vai então, já vai com Deus!
Intervenção: Quantas vezes o nome de Deus foi usado sem o devido respeito nessa conversa que vimos no teatro? Vocês acham que isso acontece no nosso dia a dia, será que ouvimos pessoas falando o nome sagrado do nosso Deus em brincadeiras, ou nós mesmos às vezes falamos? (As crianças têm de reconhecer esse erro e a necessidade de pedir perdão para Deus)
Mas como pedir perdão se no livro de Marcos diz que a blasfêmia contra o Espírito  de Deus não há perdão?! Explicar as crianças que o texto se refere à prática desse pecado constantemente, se algum dia eles cometeram esse pecado, mas agora estão dispostos a nunca mais voltar a repeti-lo há o perdão.
Fechamento: perguntar as crianças o que a aula de hoje ensinou e o que mudou na vida deles de agora em diante. Como eles podem obedecer a este mandamento e por que obedecê-lo. Oração pedindo a ajuda de Deus para não cair nesse e em outros pecados (incentivar as crianças orarem). Relembrar os mandamentos estudados.
Pequenos  grupos nas tendas de oração: dividir em duas equipes até 7 anos e maiores de 7.  Enquanto as crianças realizam a atividade aproveitar o tempo para conquistar mais da amizade deles e conversar sobre a aula, perguntar o que eles estão achando para fazermos nossa própria auto avaliação ao fim da aula.
Entregar a 3ª peça do quebra-cabeça e a canetinha vermelha ao final. (professores com a pulseirinha viva, explicar o motivo das cores das canetinhas e incentivar a coleção das peças do quebra cabeça e da canetinha)
 
 Aula:4   4º MANDAMENTO
TEMA: DIA DO SENHOR
Texto base:
Êxodo 20:8-11
 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
Objetivo: Saber que uma das Leis de Deus diz que devemos separar um dia da semana para descanso e a adoração. Entender porque o domingo é o dia dedicado a adoração a Deus.

Sequência didática:
- Organização do cenário:
pedras dos 10 mandamentos, uma grande nuvem que desce e sobe, um calendário grande.
- Recepção das crianças todos os professores: cumprimentos, conversas sobre a semana das crianças e suas novidades etc;
-oração de agradecimento e café da manhã;
- abertura: perguntar se as crianças lembram da aula passada e o que elas lembram, o que as aulas tem mudado suas vidas. Deixá-los falar. Leitura dos versículos das 3 aulas passadas e comentários sobre eles. Informar-lhes que hoje eles aprenderão a continuação dos 10 Mandamentos: o mandamento 4 (Êxodo 20: Lembra-te do dia do sábado, para o santificar). Oração de invocação do Espírito Santo, enfatizar que estamos convidando o Espírito de Deus para participar de nossa aula;
Apresentar o calendário e pergunte qual é o dia que separamos para adorar a Deus no templo. Peça a uma criança para pintar todos os domingos de vermelho.
 - História1:  O Gênesis
Moisés apresenta às crianças o seu 1º livro: Gênesis onde ele revela como o Senhor criou o mundo. (usar algum recurso visual como TV de papelão com as 7 cenas da criação, ou os nºs dos dias ilustrados, livro da criação ou o que for mais viável)
Contar a História da criação. Enfatizar a importância do dia de descanso dado como um presente de Deus para  refrigeriode nossa alma para o descanso do trabalho e das outras preocupações da vida e que por isso devemos oferecer e consagrar nossas atitudes nesse dia ao Senhor, cultuando-o e dedicando a ele esse dia de descanso.
- Contação de história: 2 (usar os recursos visuais de acordo com a criatividade do contador)
Pergunte: Domingo é um dia especial? Por quê?
Após as resposta, pergunte se alguém sabe por que a Lei de Deus diz que o dia para o descanso e adoração era o sábado e agora fazemos isso no domingo.
Vocês sabem quanto tempo Deus trabalhou para fazer os céus e a terra? A Bíblia diz que foram seis dias e no sétimo dia Ele descansou.
Ao dar as Leis ao povo, Deus incluiu a Lei do descanso. Este dia deve ser separado para descanso e adoração.
Porém, como o passar do tempo, as pessoas passaram a fazer desse dia um motivo de obrigação. Achavam que não podiam fazer mais nada neste dia. Passaram a castigar as pessoas que faziam comida, trabalham e até quem ajudava alguém.
Quando Jesus veio ao mundo, Ele também sofreu com os homens que achavam que Ele estava desobedecendo à Lei quando Ele curava algum doente no sábado.( João 5)
(E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
João 5:17)
Isto aconteceu antes da morte de Jesus Cristo. Depois que Jesus Cristo morreu o dia especial para adorar a Deus passou a ser o dia de domingo. Vocês sabem dizer o por quê? Prestem atenção e eu vou contar para vocês.
Jesus havia morrido e sido sepultado numa sexta-feira. Seu corpo foi colocado na rocha.
Três dias depois, no domingo bem cedinho, algumas mulheres foram ao local onde Jesus estava sepultado. Como era de costume, levaram perfumes para colocarem no corpo de Jesus.
No caminho, elas conversavam sobre como tirariam a pedra que fechava a rocha onde estava o corpo de Jesus.
Chegando lá, uma surpresa! Elas viram que a pedra que fechava a rocha tinha sido retirada, e quando entraram não encontraram o corpo de Jesus.
De repente, apareceram dois homens com roupas brilhantes e elas ficaram com muito medo. Eles deram uma boa notícia: Jesus não estava lá. Jesus havia ressuscitado.
As mulheres foram logo contar a boa notícia aos amigos de Jesus, os discípulos. Depois que souberam que Jesus estava vivo, que tinha ressuscitado, seus seguidores começaram a separar o dia de domingo para adoração. Este dia traz a maior alegria para todos que criam em Jesus, pois foi o dia que Jesus ressuscitou.
Ainda hoje temos o dia especial para Deus. Este dia é domingo. Neste dia, vamos ao templo para: adorá-lO, aprender os ensinamentos da Bíblia, estar junto uns com outros, louvá-lO através de músicas, orar e entregar as nossas ofertas. O domingo é um dia de alegria.

E você o que tem feito aos domingos? Você tem separado o dia de domingo para estar na casa de Deus com outras crianças? Você tem participado do Culto Infantil? Você tem participado da Escola Bíblica Dominical, onde se aprende a Bíblia? Não podemos esquecer que o dia de domingo é para estarmos junto adorando a Deus e que nos outros dias da semana também precisamos adorar a Deus com nossa família e em tudo que formos fazer.

Fechamento: perguntar as crianças o que a aula de hoje ensinou e o que mudou na vida deles de agora em diante. Como eles podem obedecer a este mandamento e por que obedecê-lo. Oração pedindo a ajuda de Deus para não cair nesse e em outros pecados (incentivar as crianças orarem). Relembrar os mandamentos estudados.
Pequenos  grupos nas tendas de oração: dividir em duas equipes até 7 anos e maiores de 7. Fazer uma revisão de toda aula.Enquanto as crianças realizam a atividade: montar o quebra cabeça dos 4 primeiros mandamentos, falar que os mandamentos estudados até agora falam do nosso relacionamento especificamente com Deus e aproveitar o tempo para conquistar mais da amizade deles e conversar sobre a aula, perguntar o que eles estão achando para fazermos nossa própria auto avaliação ao fim da aula.
Entregar a 4ª peça do quebra-cabeça e uma canetinha. (dizer que eles estão ganhando canetinhas em todas as aulas para lembrarem que Moisés foi um grande escritor, foi ele quem escreveu os 5  1ºs livros da bíblia e também por que os 10 mandamentos foi a única parte da bíblia que o próprio Deus escreveu, com Seu dedo)
 
 
Aula:5   5º MANDAMENTO
TEMA: Obediência aos pais
Texto base:
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Êxodo 20:12
Êxodo 1 e 2:1 a 10
Objetivo: Compreender que a obediência aos pais é uma ordem dada por Deus. E Demonstrar o desejo de ser obediente aos pais.
 
 

Sequência didática:

- Organização do cenário:
pedras dos 10 mandamentos, uma grande nuvem que desce e sobe.
- Recepção das crianças todos os professores: cumprimentos, conversas sobre a semana das crianças e suas novidades etc;
-oração de agradecimento e café da manhã;
- abertura: perguntar se as crianças lembram da aula passada e o que elas lembram, o que as aulas tem mudado suas vidas. Deixá-los falar. Leitura dos versículos das 4 aulas passadas e comentários sobre eles. Informar-lhes que hoje eles aprenderão a continuação dos 10 Mandamentos: o mandamento 5.
 Oração de invocação do Espírito Santo, enfatizar que estamos convidando o Espírito de Deus para participar de nossa aula;
- História1:  O nascimento de Moisés
Um comunicador apresenta a história descrita em Êxodo 1 e 2:1 a 10, enfocando o amor que a mãe de Moisés teve por ele ao ponto de abrir mão de sua criação para que ele vivesse e como Deus honrou seu amor.
(Material necessário: um cesto com um bebe dentro, de preferência vestido das cores da roupa que Moisés tem usado para contar as histórias até o momento e outros objetos ou imagens recortadas de revista)
Intervenção: Outro comunicador faz um elo entre a história ouvida e o mandamento em estudo. Apresenta o teatro.
- Contação de história: 2 Teatro
Cenário: quarto  e sala de casa
Personagens: mãe, pai e filha
A filha acorda de manhã e sai para a EBD, sem avisar os pais. Quando a mãe acorda vai na cama da filha e não a encontra fica preocupada e liga para a filha para saber onde ela está e acaba atrapalhando o culto... A filha tem uma discussão com a mãe e acha que não deve satisfações de sua vida.
Acabando a EBD, a filha combina de ir para a casa de uma amiga e esquece de pedir permissão para os pais. Como ela demora a chegar à casa  a mãe liga novamente, preocupada e novamente a filha responde desrespeitosamente para a mãe.
No caminho para a casa a filha encontra com um paquera e começa um namoro com ele, mas esquece que os pais haviam proibido de namorar por que é muito jovem. Quando chega em casa com o namorado a mãe surpreendida fica muito brava e diz que não aprova o namoro.
A filha fica com raiva e não dá ouvidos a mãe, fica emburrada no quarto, bate a porta dentro de casa, porém no outro dia quando ela sai de casa escondido, vê que seu namorado tem outra namorada. Ela fica triste e entende que a mãe tinha razão.
Volta para casa triste, lê a bíblia em voz alta: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Êxodo 20:12
Reflete sobre o que acaba de ler e percebe que deve pedir perdão para os pais. Na conversa os pais explicam a importância de obedecer aos mandamentos para que tenhamos uma vida feliz, pois a obediência nos livra de muitos problemas. E o 5º mandamento ainda é acompanhado de uma promessa de vida longa!
Fechamento: perguntar as crianças o que a aula de hoje ensinou e o que mudou na vida deles de agora em diante. Como eles podem obedecer a este mandamento e por que obedecê-lo. Oração pedindo a ajuda de Deus para não cair nesse e em outros pecados (incentivar as crianças orarem). Relembrar os mandamentos estudados.
Pequenos  grupos nas tendas de oração:  Não haverá
Ceia do Senhor: ter um momento de arrependimento dos pecados e consagração para compartilharmos a ceia. Lembrar que o corpo e o sangue significam nosso alimento espiritual e aliança de Cristo conosco. LEr o texto de 1 Coríntios 11 a partir de 23
Entregar a 5ª peça do quebra-cabeça e uma canetinha.
 
Aula 6: 6º Mandamento
Tema: Matar?! Nem pensar!
Texto base:   Êxodo 20:13: Não matarás.
Êxodo 2: 11 a 22
E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.
E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia.
E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo?
O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto.
Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.
E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai.
Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho.
E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?
E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho.
E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão.
E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,
A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.
Mateus 5:22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Objetivo: Saber que Deus dá a vida, por isto só Ele tem o poder sobre a vida e a morte.
Sequência didática:
- Organização do cenário:
Cenário 1: pedras dos 10 mandamentos, uma grande nuvem que desce e sobe.
Cenário 2: um enorme pano amarelo no chão imitando o deserto, 3 pirâmides, uma sarça ardente.
Cenário 3: campo de futebol, bola.
- Recepção das crianças todos os professores: cumprimentos, conversas sobre a semana das crianças e suas novidades etc;
-oração de agradecimento e café da manhã;
- abertura: perguntar se as crianças lembram da aula passada e o que elas lembram, o que as aulas tem mudado suas vidas. Estimulá-los a falar. Leitura dos versículos das  aulas anteriores, eleger algumas crianças para fazer comentários sobre eles. Informar-lhes que hoje eles aprenderão a continuação dos 10 Mandamentos: o mandamento 6.
 Oração de invocação do Espírito Santo, enfatizar que estamos convidando o Espírito de Deus para participar de nossa aula, pois sem ele as crianças não vão conseguir entender a lição e nem os professores vão conseguir ensinar;
 - História1:  Moisés mata um egípcio: Êxodo 2: 11 a22
Moisés entra com uma cara bem triste e cabisbaixo, com alguma arma na mão, hoje ele vai confessar um pecado que cometeu quando era bem jovem e as consequências desse erro.
Moisés contará o episódio em que numa briga acabou matando um egípcio  que estava maltratando um israelita. Ressaltar que Moisés apenas queria fazer justiça, defendendo o povo de Israel que sofria injustamente nas mãos do Egito, eram escravizados, torturados, tiveram seus bebês mortos e que num momento de fúria, sem pensar direito brigou e acabou matando o homem.
Ressaltar o arrependimento sentimento de culpa, a vergonha por ter feito algo tão feio, o medo da punição de faraó e sua fuga para uma terra estranha, longe de seus amigos, família.
Por bastante dramaticidade no fato de estar arrependido e nas consequências do erro.
Mas um dia ele recebeu uma nova chance, ele estava pastoreando as ovelhas de seu sogro e Deus começou a falar com ele no meio de uma sarça ardente, ele recebeu uma missão muito bonita: tirar o povo de Israel do Egito e levar para uma terra muito especial que Deus estava prometendo dar aos israelitas: Canaã!
- Intervenção: Outro comunicador recorda, com as crianças, todas as consequências que Moisés sofreu devido o fato de não ter controlado sua raiva. (pode escrevê-las na lousa).
Lê e explica Mateus 5:22 levando-os a refletir que não é só a morte do corpo que é pecado de homicídio. Convidá-los a prestar atenção no teatro a seguir e tentar observar o que esse teatro tem a ver com suas vidas:
- Contação de história: 2 (Teatro: jogo de futebol) 5 pessoas


Um grupo de palhaços combinam de se encontrarem para jogar futebol. Na hora do jogo eles sentem um cheiro estranho e começam desconfiar que um dos colegas está com chulé. Ficam cochichando num grupinho deixando o outro de fora.
Desconfiado o palhaço fedido chega pedindo satisfações e isso da início  a uma discussão.
O juiz apita e  começa o jogo, mas  acontece um acidente: um dos jogadores acerta a canela do palhaço fedido que já estava nervoso e outra discussão começa. O Juiz separa dando cartão amarelo para os 2 palhaços.
O jogo reinicia, mas cheio de raiva os palhaços ficam disputando a bola com agressividade, até que muito nervoso o palhaço fedido machuca o outro palhaço, toma cartão vermelho, vai para o banco e o outro vai para a farmácia fazer curativo.
Outros 2 palhaço que estavam no jogo ficam falando mal do palhaço fedido, defendendo o que está machucado que volta com o curativo e se fazendo de vítima.
-Intervenção2: O comunicador pergunta para as crianças em que situações ocorreu pecado durante o jogo e estimula a falar o que eles estão sentindo e do lado de quem eles estão. Pergunta qual seria a forma correta de ter evitado todos esses problemas e como se deve resolvê-los agora.
-Continuação do teatro:
O juiz voltando da farmácia e  vendo tudo isso chama todo mundo para conversar e faz uma ligação entre Êxodo 20:13 e Mateus 5:22. Todos os palhaços veem a necessidade de pedirem perdão uns para com os outros antes de pedirem perdão a Deus. Cada um faz uma oração pedindo perdão pelos erros durante o jogo.
 
Fechamento: perguntar as crianças o que a aula de hoje ensinou e o que mudou na vida delas de agora em diante. Como eles podem obedecer a este mandamento e por que obedecê-lo. Oração pedindo a ajuda de Deus para não cair nesse e em outros pecados (incentivar as crianças orarem). Relembrar os mandamentos estudados.
Pequenos  grupos nas tendas de oração: dividir em duas equipes até 7 anos e maiores de 7. Fazer uma revisão de toda aula. Enquanto as crianças realizam a atividade: colorir, aproveitar o tempo para conquistar mais da amizade deles e conversar sobre a aula, perguntar o que eles estão achando para fazermos nossa própria auto avaliação ao fim da aula.
Entregar a 6ª peça do quebra-cabeça e uma canetinha.
 
 Aula 7: 7º Mandamento
Tema: cuidado com as paqueras!
Texto base Não adulterarás
Êxodo 20:14
João 4: 1 a 30
-Objetivo: Saber que Deus quer que tenhamos pureza sexual;
Sequência didática:

- Organização do cenário
Cenário 1: pedras dos 10 mandamentos, uma grande nuvem que desce e sobe, tendas em forma de pirâmides.
Cenário 2: uma cisterna
- Recepção das crianças todos os professores: cumprimentos, conversas sobre a semana das crianças e suas novidades etc;
- abertura: perguntar se as crianças lembram da aula passada e o que elas lembram, o que as aulas tem mudado suas vidas. Estimulá-los a falar. Leitura dos versículos das  aulas anteriores, eleger algumas crianças para fazer comentários sobre eles. Informar-lhes que hoje eles aprenderão a continuação dos 10 Mandamentos: o mandamento 7.
 Oração de invocação do Espírito Santo, enfatizar que estamos convidando o Espírito de Deus para participar de nossa aula, pois sem ele as crianças não vão conseguir entender a lição e nem os professores vão conseguir ensinar;
 - História 1: (recursos visuais como bonecas, ursos de pelúcia etc)
Contar a história de um menino que frequentou a escola dominical quando foi criança, contudo que paquerava muitas meninas, quando ele ficou mais velho teve muitas namoradas, mas tinha um namoro fora dos padrões de Deus. Um dia casou-se com uma moça, mas ele ficava relembrando das outras namoradas e se sentia infeliz até que o casamento dele não deu certo e ele se separou.
Ele arrumava outras namoradas, porém nunca era feliz... Então um dia ele começa a refletir sobre a vida e imagina como seria sua história se ele pudesse mudar suas atitudes. A história é contada novamente, no entanto em cada escolha ele muda de atitude, decidindo fazer a vontade de Deus e respeitar a si mesmo e as meninas.
- Intervenção: Outro comunicador fala com as crianças sobre a necessidade de sermos puros e convida  a prestar atenção no teatro a seguir e notar que Jesus da uma nova chance para as pessoas que erram.
- Contação de história: 2 (Teatro: a mulher samaritana) personagens: a mulher e Jesus
 João 4: 1 a 30
- Fechamento: O comunicador une as duas histórias, mostra que Jesus dá uma nova chance para aqueles que erraram oferecendo-lhes o arrependimento a conversão. Então se eles conhecem alguém que cometeu adultério, devemos orar para que ela se converta de seu pecado e mude de vida e aqueles que nunca adulteraram devem se esforçar para não cometer esse erro que pode trazer consequências muito ruins para sua vida, além de entristecer o coração de Deus.
-Pequenos  grupos nas tendas de oração: dividir em duas equipes até 7 anos e maiores de 7. Fazer uma revisão de toda aula. Falar sobre o assunto no nível de cada idade, com os mais velhos falar sobre questões como virgindade e sexualidade.
Perguntar o que eles estão achando para fazermos nossa própria auto avaliação ao fim da aula.
-Dizer que receberão a 7ª peça do quebra-cabeça e uma canetinha somente na próxima aula.
- Pique -nique
 Lanche;
Brincadeiras(cada tio inventa uma brincadeira)
 
 Aula:8  8º MANDAMENTO
Por Adriana Silva
O inicio da EBD vai ser igual aos das outras aulas. Comprimento, conversar, café da manha. Logo em seguida a nossa atividade:

Objetivo: Compreender que não pode pegar dos outros, sem permissão, o que não lhe pertence.
Inicio
Descobrindo o tema - Faça um cartaz com gravuras de reportagens de jornal e revista que falem ...
sobre furtos e roubos.
Comente que hoje vamos aprender sobre um assinto que está todos os dias nos jornais da TV.. Leia algumas reportagens e estimule as crianças a falar qual o tema em comum entre as manchetes (elas observarão que todas falam de roubo).
Leve-as a perceberem que o roubo é um crime, AS pessoas que são roubadas são muito prejudicadas. Explore bastante o cartaz e permita que participem da discussão. Apresente o numeral 8 e diga que a oitava Lei que Deus nos deu fala sobre o roubo, leia para elas Êxodo 20.15.
O oitavo mandamento diz: Não roubarás. Quando pegamos o que não é nosso, estamos desobedecendo a Deus assim cometemos pecado. Nunca devemos roubar. Jamais!

Intervenção Furtar é tirar ou guardar algo que não é seu. Furtar um banco ou uma loja não são as únicas maneiras de roubar. Tomar emprestado algo de seu irmão, irmã ou amigo e não devolver é roubar. Copiar as respostas da prova de um colega de escola é roubar. Trapacear num jogo é roubar a oportunidade da outra pessoa vencer. A Bíblia diz que devemos amar nosso próximo como a nós mesmos. Se amarmos outros como a nós mesmos, desejaremos o melhor para eles e não iremos roubá-los de forma alguma

Atividade final - Diga: vamos fazer um compromisso de jamais usar nossas mãos para roubar. Passe tinta guache na palma das mãos das crianças e um de cada vez deverá ir até o cartaz e deixar a marca de suas mãos.
Escreva o nome da criança logo abaixo da marca das suas mãos. Deixe o cartaz exposto.
 
 
 
 
 Aula:9   9º MANDAMENTO
TEMA: Cristão não finge nem mente
Texto base:
Êxodo 20:16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
João 8:44  Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
1 Pedro 2:1 Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

Sequência didática:
- Organização do cenário:
pedras dos 10 mandamentos, uma grande nuvem que desce e sobe
- Recepção das crianças todos os professores: cumprimentos, conversas sobre a semana das crianças e suas novidades etc;
-oração de agradecimento e café da manhã;
- abertura nas tendas, pequenos grupos: perguntar se as crianças lembram da aula passada e o que elas lembram, o que as aulas tem mudado suas vidas. Deixá-los falar. Leitura dos Mandamentos das aulas passadas e comentários sobre eles. Informar-lhes que hoje eles aprenderão a continuação dos 10 Mandamentos: o mandamento 8
-Oração de invocação do Espírito Santo, enfatizar que estamos convidando o Espírito de Deus para participar de nossa aula;
-Resumo do Teatro:  
cenário: uma praça, com bancos, cartazes escritos: Jesus te ama!, folhetos
 Os Palhaços Missionários se encontram, hoje eles têm uma missão espetacular: Vão evangelizar na praça!
Enquanto 2 palhaços esperam a chegada do 3º, eles ficam em oração pedindo até pela vida do que está atrasado. Um tempo depois, cheio de preguiça chega a palhaça Teófila dando desculpas por seu atraso. Os outros dois palhaços entendem e começam a planejar o evangelismo cheios de ânimo, mas Teófila diz que não dá para fazer e fica inventando problemas que impedem de fazerem as ações.
depois de muitas ideias rebatidas por Teófila eles decidem começar entregar folhetos e pregar para as pessoas que estão passando. Teófila sai para entregar folhetos mais distante, para sentar e ficar à toa. Depois de um tempão os outros dois palhaços encontram ela jogando no celular e perguntam decepcionados o porquê  de ela não estar evangelizando, então ela mente, dizendo que está com dor de barriga e por isso deu uma paradinha.
Os palhaços oferecem um remédio, que Teófila não quer tomar, mas eles preocupados com sua saúde a obrigam a tomar. Como Teófila estava mentindo, o remédio acabou fazendo mal e ela foi parar no hospital e teve de tomar injeção para melhorar.
Então ela vendo as consequências de sua mentiras e fingimentos fica arrependida e confessa seu erro para os palhaços e para Deus.
Pequenos  grupos nas tendas de oração: dividir em duas equipes até 7 anos e maiores de 7. 
*1º Conversar com as crianças sobre o teatro e sobre os versículos:
Êxodo 20:16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
João 8:44  Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
1 Pedro 2:1 Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.
*2º Perguntar o que as crianças entendem de cada versículo
*3º Jogar ludo



REGRAS PARA SEREM COLADAS NAS RESPECTIVAS CASAS DO JOGO DE LUDO

Ludo

Casa 5: você quebrou um copo na cozinha. Sua mãe pergunta quem foi e você admite. PARABÉNS! AVANCE 3 CASAS.
Casa 7: você está cansado, mas sua professora pede para copiar um texto grandão, você pode fingir que está doente, porém você mesmo assim copia o texto. PARABÉNS! AVANCE 3 CASAS.
Casa 10: você tinha de fazer um trabalho ...
em grupo na casa de seu colega, mas como estava afim de jogar videogame, você manda falar que sua mãe não deixou você sair de casa. PECADO! VOLTE 3 CASAS.
Casa 14: você acordou tarde para vir à escola dominical e chegou atrasado. Para disfarçar você disse que esqueceu que era ás 9 e 30. MENTIRA! VOLTE 2 CASAS.
Casa 18: você acordou tarde para vir à escola dominical e chegou atrasado. Para disfarçar você poderia dizer que esqueceu que era ás 9 e 30, mas você reconhece que dormiu de mais e pede desculpas por chegar atrasado. PARABÉNS! AVANCE 4 CASAS.
Casa 23: sua mãe manda você tomar banho, porém você não quer. Então fica trancado no banheiro com o chuveiro ligado, mas nem chega perto da água. FINGIMENTO! VOLTE 2 CASAS.
24: Seu amigo manda um material para você estuda para um teatro que vão fazer. Como você não quer fazer o teatro, você deixa o material esquecido e diz que não recebeu. FINGIMENTO! FIQUE UMA RODADA SEM JOGAR O DADO.
28: você está com vontade de ir embora mais cedo para casa, então finge que está com dor de barriga, para a professora deixar você ir embora. MENTIRA! VOLTE 5 CASAS.
30: você foi no mercado e esbarrou num um pote de vidro, que caiu e quebrou. Ninguém viu. O que você faz?
A) esconde os cacos e vai embora- MENTIRA! VOLTE 3 CASAS.
procura o dono do mercado e conta o que aconteceu e paga o preço do pote que quebrou. PARABÉNS! AVANCE 3 CASAS!
33: você saiu com os amigos da igreja para evangelizar na praça, no entanto você está com vergonha, porque tem muita gente que conhece você lá. Então você pensa em criar uma desculpa para não ficar na praça, contudo você quer obedecer a Deus, por isso fica evangelizando mesmo morrendo de vergonha. PARABÉNS! AVANCE 2 CASAS.
35: seu amigo ficou encrencado na turma, ninguém quer falar com ele. Você sente vontade de fazer de conta que não conhece ele, para ninguém ver você conversando com ele. Entretanto, você para e fica do lado dele, pois sempre faz isso e não vai mudar só por que os outros estão com raiva dele. PARABÉNS! AVANCE 2 CASAS.
40: deixaram um recado convidando você para lavar o banheiro da igreja nessa semana. Você faz de conta que não viu o recado para não precisar ir. FINGIMENTO! VOLTE 2 CASAS.
43: um mendigo pediu uma esmola para você. Você tinha somente 2 reais para comprar um sorvete. Você fica com vontade de dizer que não tem dinheiro para dar, todavia dá os 2 reais para ele. PARABÉNS! AVANCE 3 CASAS.

46: você avisa sua mãe que está saindo para ir na casa de um amigo, ela grita lá da cozinha: " Não vá!". Mas você sai como se não tivesse ouvido o que ela falou. FINGIMENTO! VOLTE 4 CASAS.
49: uma pessoa mais forte que você diz que seu colega está errado. Você sabe que ele não está errado, mas concorda com essa pessoa para não ficar mal com ele. FINGIMENTO! VOLTE 5 CASAS.
53: perguntaram para você se está lendo a Bíblia. Com vergonha de falar na frente de todo mundo que você não tem lido, você diz que sim. MENTIRA! VOLTE 5 CASAS.
57: perguntaram se você tinha feito uma coisa errada, você diz que não fez, mas na verdade você tinha feito. MENTIRA! VOLTE 10 CASAS.
60: de noite você finge que está dormindo até sua mãe ir para o quarto dela. Então você pega seu celular e fica mexendo até tarde. FINGIMENTO! VOLTE 8 CASAS.

 
Entregar a 8ª peça do quebra-cabeça e a canetinha, incentivar a frequência nas EBD e dizer que estamos caminhando para final  da Temporada 10 Mandamentos e que muitas surpresas os aguardam no final, fazer bastante suspense!
 Aula 10: 10º MANDAMENTO
Por Adriana Silva


 

Nos pequenos grupos vamos falar sobre cobiça, que Cobiçar é desejar impacientemente aquilo que outra pessoa tem. É ficar triste porque o outro tem o que você não tem.

“Não cobiçar as coisas alheias”.
Este Mandamento nos convida a respeitar os bens do próximo, ou seja, não desejar o que pertence ao outro. Cada pessoa tem a sua necessidade, os seus hábitos e suas preferências. Assim, cada um pos...sui seus bens, suas coisas e propriedades… Não há necessidade de comparar ou desejar o que pertence ao outro.
“Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Dt 5,21)
Vocês sabem quais são os dois pecados que andam juntos com a cobiça das coisas alheias?
É a inveja e a avareza!
A inveja é uma doença que destrói o coração humano e o impede de amar plenamente. Vou dar um exemplo para vocês: o invejoso fica triste com o sucesso ou a alegria do outro, acha que o outro não merece o que tem ou não é digno de fazer o que faz. Isso é muito triste, não é?
Já o avarento é aquele que possui um sentimento errado com as coisas materiais. É apegado aos bens e tem o coração fechado para a caridade.
E logo em seguida vamos fazer um teatro


jogo da memória

 

Aula 11: O Resumo dos Mandamentos
Texto base: Marcos 12: 28 a 34
Objetivo:  conhecer os 10 mandamentos através da síntese feita pelo próprio Jesus


Cenário: Painel, pedras dos 10 mandamentos, nuvem, mesa da ceia
*Sequência didática
1- Grande grupo:
-  Recepção das crianças;
- café da manhã;
-Teatro
2 palhaços conversam sobre as últimas aulas sobre os 10 mandamentos, comentam  o que aprenderam, qual atividade que mais gostaram o que esses mandamentos mudaram na suas vidas etc, etc....
Então eles começam uma discussão: qual o mandamento mais importante? Depois de um momento de discussão e sem chegar a nenhuma conclusão, pois todos parecem ser importantes eles resolvem consultar a Bíblia. Eles abrem a bíblia e sentam no meio das crianças enquanto Jesus e um saduceu e um mestre da lei entram no cenário:
Jesus está ensinando muitas coisas, então o saduceu pergunta:
-Mestre, Moisés nos escreveu que, se morresse o irmão de alguém, e deixasse a mulher e não deixasse filhos, seu irmão tomasse a mulher dele, e suscitasse descendência a seu irmão.
Ora, havia sete irmãos, e o primeiro tomou a mulher, e morreu sem deixar descendência;
E o segundo também a tomou e morreu, e nem este deixou descendência; e o terceiro da mesma maneira.
E tomaram-na os sete, sem, contudo, terem deixado descendência. Finalmente, depois de todos, morreu também a mulher.
Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, de qual destes será a mulher? porque os sete a tiveram por mulher.
Marcos 12:19-23
Jesus responde:
- Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?
Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus.
E, acerca dos mortos que houverem de ressuscitar, não tendes lido no livro de Moisés como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó?
Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito.
Marcos 12:24-27
Aproximou-se dele um dos mestres da lei que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.
Marcos 12:28-34
Após os dois palhaços terem encontrado a resposta eles louvam a Deus por terem aprendido que os mandamentos se resumem em amar a Deus e amar ao próximo.
-Intervenção:
Um professor reforça a ideia que  amar a Deus deve ser feita de todo coração, de toda alma e de todo entendimento: obediência
Buscar de todo o coração;
Converter de todo o coração;
Servir de todo o coração.
Os que decidem viver em obediência tem o privilégio de viver uma aliança com Deus. Essa aliança é anunciada às pessoas quando recordamos a morte de Cristo e confiamos na sua 2ª vinda. A esse ato simbólico que os cristãos de todo mundo fazem em lembrança de Jesus chamamos ceia do Senhor. Todos participam da ceia.
- ceia
*Pequenos grupos :
- montar o quebra cabeça referente à aula 11;
-entregar o versículo, a canetinha da coleção.
*Avisos:
- na próxima aula, as crianças deverão trazer as canetinhas que colecionaram ao longo das aulas e as peças de seus quebra-cabeças;
- no dia 02 de novembro acontecerá a "Noite da Estrelinha"!!!
 




Aula 12:   O Novo mandamento


TEMA: Amor ao Próximo


Texto base:


A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.


Romanos 13:8-10


Objetivo: Compreender que o amor resume os mandamentos



Sequência didática:


- Organização do cenário:
pedras dos 10 mandamentos, uma grande nuvem que desce e sobe.
- Recepção das crianças todos os professores: cumprimentos, conversas sobre a semana das crianças e suas novidades etc;
-oração de agradecimento e café da manhã;
- abertura: perguntar se as crianças lembram da aula passada e o que elas lembram, o que as aulas tem mudado suas vidas. Deixá-los falar. Revisar os mandamentos
- Avisos:
1- Noite da estrelinha dia 02 de novembro, entregar o regulamento e a ficha de autorização;
2- recolher os quebra cabeças, canetinhas para a próxima e última aula de encerramento;
3- concurso de versículos decorados que acontecerá na noite da estrelinha.
- Oração de invocação do Espírito Santo, enfatizar que estamos convidando o Espírito de Deus para participar de nossa aula;
- História: 
A história da saída do povo hebreu do Egito e seus 40 anos no deserto. Enfocar toda a desobediência do povo e intercessão constante de Moisés por eles, demonstrando amor ao próximo mesmo em situações que eles não merecessem receber o amor.
Intervenção: Outro comunicador faz um elo entre a história ouvida ao versículos base da aula e entrega o versículo impresso para eles decorarem em casa.
Fechamento: perguntar as crianças o que a aula de hoje ensinou e  como a Palavra de Deus que eles têm aprendido muda a vida deles de agora em diante. Como eles podem obedecer a este mandamento e por que obedecê-lo. Oração pedindo a ajuda de Deus para cumprir seus mandamentos.
Pequenos  grupos nas tendas de oração:  
Montar o quebra cabeça.
fotografar as crianças que ainda faltam para a formatura que será na próxima aula.



 


   

REGULAMENTO PARA PARTICIPAR DA NOITE DA ESTRELINHA

1-Ter mais de 8 anos;
2- Ter autorização dos pais por escrito;
3- trazer colchão, roupa de cama, pijama, escova de dentes;
4- obedecer aos professores.
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------

                        Autorização
(nome da criança) _______________________________________________________ está autorizado a dormir na Igreja Presbiteriana Independente em Cavacos no dia 02 de novembro, a partir das 20 horas e estou ciente do regulamento.
Assinatura:___________________







 

Aula 13: Gincana de conhecimentos sobre os mandamentos



Objetivo: revisar e a valiar  o conhecimento adquirido pelas crianças ao longo da temporada.

versículo base e para entregar às crianças:
 
 
 
Sequencia didática:
1-recepção;
2- oração e café da manhã;
3- oração;
4- gincana: as crianças serão separadas em 2 ou 3 equipes. O menor de cada equipe será o que deverá correr para apertar a buzina, quando for dado o sinal para responderem às perguntas. Cada resposta certa conta 1 ponto na competição.
Perguntas:
Aula1:

a) qual o nome da montanha onde Deus chamou Moisés para lhe dar os Mandamentos?
() Monte Sinai  () Monte Aconcágua () serra Negra

b) a palavra mandamento significa?

()brincadeira  ()ordem   () presente

c) do que eram feitas as tábuas dos mandamentos?

() papelão  ()madeira  ()pedra
d) como que Deus apareceu diante de Moisés?
() como um anjo  ()no meio de uma nuvem   () só no pensamento de Moisés

e)qual foi o 1º mandamento escrito por Deus nas pedras?

()não termos outros deuses  ()não fazer imagens  ()amar ao próximo
Aula 2:
f) quando Moisés desceu do Monte Sinai ele descobriu que o povo havia se corrompido, como?

()adorando um bezerro de ouro  ()adorando o sol  () adorando os próprios homens
G) quantos dias Moises ficou lá em cima do Monte Sinai?
()10  ()40  ()2

h) o que Moisés fez com o bezerro de ouro?
()queimou o bezerro de ouro e jogou fora as cinzas  () usou o ouro para comprar coisas () guardou o ouro
i) em qual das alternativas está o pecado de idolatria?
() fazer orações para imagens  () fazer orações no nome de Jesus  () orar o Pai Nosso
j) A quem devemos adorar?
() a Deus  () os santos  ()as pessoas legais
Aula 3--
k) qual é o 3º mandamento?
()amar a Deus acima de todas as coisas () não dizer o nome de Deus em vão  ()não matarás
l) Em qual das situações o nome de Deus pode é dito em vão?
()em brincadeiras () na oração () no louvor
m) Em qual frase o nome de Deus foi usado em vão?

() louvado seja Deus!   ()Deus te abençoe!  () Deus me livre(irônico)
Aula 4 ---
 n) quando Deus criou um dia de descanso?
()na criação do mundo  ()no dia que deu os mandamentos  ()o dia que Moisés ficou cansado
o)Para que serve o dia de descanso?
()Este dia deve ser separado para descanso e adoração() para trabalhar  ()para fazer o que quiser
Aula 5  ----
p) No versículo: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Êxodo 20:12 está falando de qual mandamento?
() o 1 () o 3  () o 5
q) qual a promessa que recebemos se honrarmos nosso pais?
()Vida longa  () muita terra  () riquezas
r)onde há um exemplo que honra os pais?
() responder com grosseria() mentir e esconder coisas dos pais () obedecer o pai e a mãe
s) Quando Moisés era um bebe onde a mãe dele o colocou?
() num cesto  () num pano  () no trono do faraó
T) por que a mãe de Moisés o deu para a filha de faraó?
() para que ele não fosse morto com as outras crianças ()por que ela não gostava dele
()para ele ficar rico
Aula 6 -------
U) segundo a bíblia, matar também é:
()trabalhar  ()ficar com raiva da pessoa  ()pedir ajuda
V) Deixar águem triste com a gente é mesma coisa de:
() matá-la  ()coisa normal da vida  ()bobeira
Aula 7--------
 W) o que Jesus fez com a mulher Samaritana, aquela que tinha 5 maridos?
()ficou bravo () mandou ela embora () perdoou seu pecado
x) uma pessoa casada que arruma uma namorada cometeu:
() pecado  () um ato normal  ()uma justiça
z) o que é adultério?
() traição ao esposo  () roubo   () falso testemunho
Aula 8
A) quando pegamos algo dos outros sem pedir cometemos:
() nada de grave () um pecadinho sem importância()roubo
B) colar na prova é:
() trapassear  () importante para passar de ano () todo mundo faz então é normal
Aula 9
C) fingir é a mesma coisa quê:
() fazer uma brincadeira() divertir () mentir
D) quem é o pai da mentira?
()satanás  () os anjos  () o homem
Aula 10
E) desejar o que pertence a outra pessoa é:

()Ficar com vontade de ter as coisas  ()cobiçar ()normal pois todo mundo sente
Aula 11
F) qual o mandamento Jesus disse que era o 1º?
()Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?
()Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças;
()Amarás o teu próximo como a ti mesmo
G) Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Romanos 13.9. Quais os mandamentos são respeitados quando amamos ao próximo?
5-Formatura
Cerimonia: Todas as crianças que tiveram uma boa frequência ao longo da temporada serão chamados à frente e receberão as lembrancinhas prometidas desde a 1ª aula:

-Estojinho para as canetinhas;
- Canetinhas que faltam para completar o jogo;
-Fotografia no cenário;
- Lembrancinha dos 10 mandamentos.
Elogiar bastante as crianças para que fiquem motivadas e felizes pela participação nas aulas.
6-Avisos
-Detalhes sobre a "noite da estrelinha", recolhimento das inscrições;
- Avisar as demais crianças que na proxima semana não haverá EBD;
- dia 10/11 começa a nova temporada O Fruto, eles não podem perder.
7- ORAÇÂO E  encerramento.



 

NOITE DA ESTRELINHA
1- recepção das crianças e suas bagagens;
2- Festival Oscar
-Cenário com estátuas do Oscar
-Apresentador apresenta as categorias de premiação e indica os 3 mais cotados para receber o prêmio(fotos das crianças concorrentes num telão) Então abre o envelope e indica o campeão que deve ir a frente pegar seu troféu e fazer um discurso.
2- lanche


3- aula: PUREZA

*Sequência didática
Texto base: Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.
2 Timóteo 2:22
-Teatro de mímicas
Um adolescente entra no cenário com uma camiseta com frase bíblica e a bíblia na mão, em seguida entra a pessoa 1 acenando que não está com nada aquela camiseta e oferece uma camiseta de caveira para vestir em seguida acena negativamente para a bíblia e a toma de suas mãos e sai de cena.
Entra a pessoa 2, mostra uma cerveja e sugere o quanto é boa, que deixa a cabeça a mil e que quem não toma é um babaca. Convence o adolescente a pegar a garrafa e em seguida mostra um cigarro e da mesma forma demonstra que é bom até o adolescente pegar. Na sequência apresenta a cocaína demonstra como se usa e como fica louco, parece ser o máximo! O adolescente pega e então a pessoa 2 sai de cena.
Entra a pessoa 3 com uns fones de ouvido bem exagerados o adolescente que são musicas boas para se ouvir, faz gestos sobre o que as músicas falam, dançam as danças obcenas, então ele pega o celular e passa para o celular do adolescente, até lhe dá os fones.
Pessoa 4 em cena e convence o adolescente a ver  umas revistas pornográficas, mostra para o adolescente sugerindo que todo mundo vê e que é muito prazeroso olhar, insiste até o adolescente pegar, mostra que no computador e na TV ele pode ver mais.
Pessoa 5 entra o apresenta uma moça bonita para o adolescente e diz para ele se aproximar e ficar com ela, faz mímicas indicando que ele poderá beijar muito e abraçar de várias formas, se aproveitar do corpo da moça, usa de vários argumentos para convencer o adolescente, até o empurra, no caminho ele vai refletindo sobre tudo o que está carregando e percebe que está muito impuro, então ele para e começa a se livrar das coisas, mas todas pessoas voltam e começam a impedi-lo e insistem para que ele continue carregando aquelas coisas, no entanto ele foge.
Continua fugindo até chegar onde sua bíblia está colocada e lá fica de joelhos e ora pedindo perdão.
- separação em pequenos grupos
Separar meninas de meninos e em subgrupos menores por idade e tratar desses assuntos que nos deixam impuros:
1- más companhias;
2- drogas lícitas e ilícitas;
3-músicas e imagens inadequadas;
4- ficar, namorar e sexo antes do casamento.
Dar oportunidades para as crianças exporem suas dúvidas e desabafarem algum peso na consciência que tenham. Orientá-los a buscar a pureza e fugir de tudo que não convém para um filho de Deus.
- Assistir a um filme educativo
 
-dormir.











 
 
 
 
 

 
 
 






REFERÊNCIAS

2 comentários:

  1. Lindo demais!!! que Deus continue fortalecendo e edificando cada um de vocês, para seguir fazendo a obra Dele...Ta tudo lindo demais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amém! Herança do trabalho de vcs!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, mande-me uma mensagem