sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Crianças

Mateus 18
1 Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: _Quem é o mais importante no Reino do Céu?
    2 Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles
    3 e disse: _Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu.
    4 A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança.
    5 E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim.
    6 _Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no lugar mais fundo do mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço.
    7 Ai do mundo por causa das coisas que fazem com que as pessoas me abandonem! Essas coisas têm de acontecer, mas ai do culpado!


Durante 11 anos da minha vida eu passei metade do meu dia numa sala cheia de crianças. Minha função naquele lugar era ensiná-las o máximo de conhecimentos possíveis. Foram muitos os brilhos de olhinhos que eu presencie ao ler pela primeira vez. Isso para mim era o maior sinal de que eu tinha feito direitinho meu papel. Entretanto eu me enganara, eu não estava ali para ensinar, mas para aprender.
Nós nascemos tão perto de Deus, por que será que à medida que vamos passando mais tempo no mundo vamos nos distanciamos dEle?
Nessa aula descrita em Mateus 18,  Jesus usa um material didático concreto como recurso ilustrativo, uma criança. Aliás  cada lição que dava, ele usava recursos diferentes. Suas aulas nunca eram cansativas, a prova disso é que multidões andavam  ao seu redor para aprenderem com ele. Não é à toa que ele é o mestre.
Atentem agora para a pergunta que um aluno fez a Jesus: “_Quem é o mais importante no Reino do Céu?” qual seria o desejo do coração desse discípulo? Ele queria saber o que precisava fazer para ser o mais importante no Céu, por ambicionar isso para si, porém Jesus estava mais preocupado com a pergunta que ele não fez que seria: “o que é preciso fazer para entrar no Reino dos Céus?”
A receita parece ser fácil, basta-nos sermos como uma criança. Agora reflitamos um pouco, o que tem as crianças para ganharem o ingresso para o evento mais importante de nossas vidas, a passagem de primeira classe para a maior das viagens? A primeira coisa, acredito, é o tamanho. As crianças são pequenas e sabem que têm de ser assim. Elas se apresentam ao Grande El Shaday(Deus todo poderoso) pequeninas, olham-no de baixo para cima, assim como olhávamos para o nosso pai quando éramos baixinhos, achávamo-no tão alto, forte. É assim que são as crianças diante de Deus, elas não têm dúvidas que são mínimas na presença dEle;
Outro fator é pureza, crianças são facilmente enganadas por pessoas mal intencionadas, simplesmente por que são simples, ingênuas, não têm aquele câncer que os adultos adquiriram chamado de malícia. A malícia é uma propensão para o mal que vamos desenvolvendo com os anos. Ela é capaz de interpretar e criar o mal onde ele sequer existe;
Além disso elas são dependentes, totalmente. Elas precisam de alguém mais forte que as proteja e de segurança. A essa pessoa elas depositam toda a sua confiança;
As crianças também possuem a energia que é uma força para superar, perdoar, reconstruir, unir, ser verdadeiro e dar lugar à alegria, que faz delas pessoas felizes. O que torna muitos rostinhos tristes por ai não tem nada haver com elas mesmas, mas com o que os adultos fazem. E sobre isso Jesus falou nos versículos ,
6 se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no lugar mais fundo do mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço.    7 Ai do mundo por causa das coisas que fazem com que as pessoas me abandonem! Essas coisas têm de acontecer, mas ai do culpado!
A banda Oficina G3 tem uns versos que tratam exatamente a nossa condição:
“Tive que crescer\Endureci meu coração\O mundo disse que era assim\Como posso conquistar o céu\Se nem sei viver aqui \Eu só posso conquistar o céu \Se for como criança aqui”
O título da música é “Simples” e quanta coisa nós podemos aprender somente com essa palavra. Veja sua definição:
1. Sem composição; sem mistura.
2. Único; exclusivo.
3. Mero, singelo.
4. Que não é complicado.
5. Sem enfeites, sem ornatos.
6. Que não é dobrado.
7. Que é fácil de entender ou usar; evidente; natural.
8. Que não é requintado, artificial. 9. Não ornado, elegante, caro ou luxuoso.
10. Sem esforço; espontâneo.
11. Normal.
12. Que se encontra no grau mais baixo de uma hierarquia.
13. crédulo.
14. Modesto, humilde, pobre.
É com essas características que nascemos, mas que de pouquinho em pouquinho vamos deixando para trás ao nos tornarmos pessoas a quem chamamos maduras. Veja o opinião de Paulo com relação ao amadurecimento: 

 11 Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança.    12 O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus.( I Coríntios 13)

Se ligarmos os dois textos podemos acreditar que quando passamos a ter o olhar adulto começamos a deixar de conhecer a Deus

9 Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos.    10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá. ( I Coríntios 13)

Só com a vinda do que é perfeito é que veremos perfeitamente. Neste momento se estivermos aptos a ser como uma criança entraremos para o Reino tão sonhado e seremos as pessoas mais importantes lá.

14 Aí ele disse: _Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino do Céu é das pessoas que são como estas crianças.(Mateus 19)


    6 Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.(Provérbios 22)

Nós precisamos também ter mais cuidado sobre o que ensinamos às crianças. O ideal seria ensiná-las o necessário sem permitir que ela deixe de ser como o Senhor deseja.

Ministério Infantil  -  Todos os domingos

Boas vindas

Hora do lanche

Muito louvor

Teatro

Histórias

Congregação no Bairro do Cruzeiro

Domingos à tarde

Professora Maluquinha e Menina Maluquinha


Fico feliz de ver meus aluninhos da escola frequentando a Igreja


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, mande-me uma mensagem