domingo, 23 de julho de 2023

Seja forte e corajoso!

 

INTRODUÇÃO

Josué 1.9 Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

- Josué acabava de receber a missão de substituir nada mais ou menos que Moisés:

         Teve dúvida se era pra ele mesmo aquele chamado;

         Se era Realmente Deus o chamando -OU IMAGINAÇÃO;

         Se sentia incapacitado;

         Com medo;

Apavorado;

Desanimado................ diante do que viria pela frente!

- A semelhança de Josué isso acontece com frequência na vida dos servos de Deus,--------- até na nossa!

 - Isso aconteceu também com Gideão...

 

DESENVOLVIMENTO--- Juízes 6 e 7

 

- A história de Gideão começa com os anos sob opressão dos midianistas:

1 O povo de Israel pecou contra Deus, o SENHOR, e por isso ele deixou que o povo de Midiã os dominasse durante sete anos.

2 Os israelitas se escondiam dos midianitas em cavernas e em outros lugares seguros nas montanhas porque os midianitas eram mais fortes do que eles.

3 Todas as vezes que os israelitas semeavam, os midianitas vinham com os amalequitas e os povos do deserto e os atacavam.

4 Acampavam na terra e destruíam as suas colheitas

Não deixavam nada para os israelitas viverem—nem ao menos uma ovelha, uma vaca ou um jumento.

5 Chegavam com o seu gado e as suas barracas e eram tão numerosos como gafanhotos. Eles e os seus camelos eram tantos, que nem dava para contar. Vinham para destruir a terra,

6a e o povo de Israel não podia com eles

 

- *nada melhor que a falta de prosperidade, a dor e outros tipos de sofrimento para fazer as pessoas buscarem a Deus:

6b Então os israelitas pediram socorro a Deus, o SENHOR.

 

-*Deus atende nossos pedidos de socorro, mesmo quando estamos em pecado;

- Deus envia um MENSAGEIRO;

-Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido (medroso, assustado, acovardado);

12 Então o Anjo do SENHOR apareceu a ele e disse: —Você é corajoso, e o SENHOR está com você!

13 Gideão respondeu: —Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas.

14 Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão: —Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá.

 

1-   CONFIE NO SENHOR ACIMA DE QUALQUER COISA, ELE SABE O QUE FAZ.


Porém:

15 Gideão respondeu: —Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.

16 Mas o SENHOR disse: —Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem.

 

- Gideão diferente de Josué, não havia feito um estágio ao lado de um grande líder como Moisés;

- Gideão significa lenhador;

- Se Gideão fosse de Alterosa ele seria classificado como um homem da roça;

- Poderia dizer: ...Não sei falar, não sou estudado o suficiente, não tenho saúde, não tenho dinheiro, não tenho capacidade, não tenho tempo, tenho vergonha, estou com medo, sou tímido...

 

- Por isso. Duvidou: dá-me uma prova de que é Deus que estás falando...

(prepara uma oferta constrói um altar: cozinhou um cabrito e fez pão sem fermento com mais ou menos dez quilos de farinha. Pôs a comida numa cesta e pôs o caldo numa panela, o anjo toca com a ponta de seu bastão a carne e o pão. Então saiu fogo da pedra e queimou a carne e o pão)

 

- Derrube o altar do deus Baal! [sua família o havia construído]

 

*Sua missão começou construindo seu altar particular, depois derrubando o de sua família.

 

34 E o Espírito do SENHOR dominou Gideão.

 

- Ainda assim teve dúvidas quando os midianitas, os amalequitas e os povos do deserto se juntaram, e atravessaram o rio Jordão, e acamparam no vale de Jezreel:

 

A LÃ E O ORVALHO:

36 Então Gideão disse: —Ó Deus, tu disseste que queres me usar para libertar o povo de Israel.

37 Pois bem. Vou pôr um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo. Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu realmente me usarás para libertar Israel.

38 O que ele disse aconteceu. Na manhã seguinte Gideão se levantou, espremeu a lã, e dela saiu água que deu para encher uma tigela.

39 Então ele pediu a Deus: —Não fiques zangado comigo. Mas deixa que eu fale só mais uma vez. Deixa, por favor, que eu faça mais uma prova com a lã. Que desta vez a lã fique seca, e que haja orvalho somente no chão em volta dela!

40 E Deus fez isso naquela noite. A lã ficou seca, e o chão em volta ficou coberto de orvalho.

 

- Pelo contexto da história, não pareceria realista afirmar que o Senhor estava com Gideão, tampouco que ele era um guerreiro “valente”. Disso, aprendemos três lições de como Deus nos trata, a despeito das nossas circunstâncias:

-* Deus enxerga a nossa realidade de um modo diferente do que a vemos, “porque o Senhor não vê como vê o homem” (1Sm 16.7).

-* Deus nos observa e está conosco, embora as circunstâncias pareçam dizer o contrário; os Seus olhos estão atentos aos fiéis da terra, que têm “recebido do Senhor a misericórdia de ser fiel” (Sl 101.6; 1Co 7.25).

-* Deus conhece o nosso potencial, mesmo que não saibamos ainda que o possuímos. Ele nos escolheu quando ninguém teria motivos para fazê-lo (Sl 139.16).

- De medroso, Gideão passa ao status de libertador;

- Dominado pela Espírito de Deus reuniu um exército de 32 mil homens;

 

2ª grande lição:

 

2- NEM TODOS QUE ESTÃO AO NOSSO LADO, ESTÃO PREPARADOS COMO NÓS

- Ou são VALENTES;

- Ou tem a visão certa;

- Ou já foram moldados para aquela obra;

 

Juízes 7: 32MIL> 10MIL >300

3 Anuncie ao povo o seguinte: “Quem estiver com medo, que saia do monte Gilboa e volte para casa. ” Gideão anunciou, e vinte e dois mil homens voltaram. Mas dez mil ficaram.

4 E o SENHOR disse a Gideão: —Ainda é gente demais. Leve todos até as águas, e ali eu separarei os que irão com você. Se eu disser que um homem deve ir com você, ele irá. Se disser que outro não deve ir, ele não irá.

5 Aí Gideão fez com que os homens descessem até as águas. E o SENHOR Deus lhe disse: —Todos os homens que lamberem a água com a língua, como fazem os cachorros, devem ser separados dos que se ajoelharem para beber.

6 Trezentos homens juntaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber.

 

 

- Coloque a prova aqueles que dizem ser seus companheiros;

- Quase sempre é uma minoria segue em frente, sabe o que fazer e até permanece fiel a Deus;

- Uma maioria, ao contrário, só segue o fluxo das massas;

- Muitas pessoas ao nosso lado não é sinal de sucesso;

 

- Deus mesmo os elimina da batalha:

 

3-DEUS USA AS COISAS LOUCAS DESSE MUNDO, POIS A LOUCURA DE DEUS É MAIS SÁBIA QUE A SABEDORIA HUMANA, E A FRAQUEZA DE DEUS É MAIS FORTE QUE A FORÇA DO HOMEM 1 Coríntios 1:25-28

 

2 O SENHOR Deus disse a Gideão: —Você tem gente demais, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda.

7 Aí o SENHOR disse a Gideão: —Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa.

8 Então Gideão mandou todos os outros israelitas para casa, menos aqueles trezentos. Mas estes ficaram com toda a comida e todas as cornetas. O acampamento dos midianitas estava abaixo deles, no vale.

16 Gideão separou os trezentos em três grupos e deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro.

17 E disse: —Olhem para mim! E, quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer.

- Estratégia!

- Exemplo!

19 Um pouco antes da meia-noite, na hora de ser trocada a guarda, Gideão e os seus cem homens chegaram bem perto do acampamento. Então tocaram as cornetas e quebraram os jarros que levavam.

20 Os três grupos tocaram as cornetas e quebraram os jarros. Eles seguravam a tocha na mão esquerda e a corneta na direita e gritavam: “Uma espada pelo SENHOR e por Gideão!”

21 E cada um ficou parado no seu lugar em volta do acampamento. Então todo o exército inimigo fugiu, gritando.

22 Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, o SENHOR Deus fez com que os homens do acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas.

- Enquanto o mundo cultua o poder e a força, Deus usa os fracos para aniquilar os fortes, porque o Seu poder se aperfeiçoa na fraqueza (1Co 1.26-29; 2Co 12.9). A dependência de Deus com humildade e confiança é a base da nossa vitória, não o contrário.

MINORIA COM DEUS. Causa estranheza Deus querer que Gideão vença um exército poderoso usando apenas um pequeno grupo, uma minoria insignificante, e ainda por cima composta de gente despreparada e que na semana anterior estava escondida em suas próprias fobias.

- Jamais devemos nos impressionar muito com massa ou multidão, como se o número de apoiadores fosse prenúncio de vitória. Deus usa quem Ele quer, quando quer, do jeito que quer, pois a vitória vem Dele somente. Além do mais, Deus não divide a Sua glória com outros deuses ou ídolos! (Jz 7.2).

CONCLUSÃO

 lição: “Mudou dentro, mudou fora”. Deus não tenta mudar as circunstâncias primeiramente; antes, Ele instila confiança interior em Gideão, mudando o seu coração de tímido para audaz; de pensar pequeno como um perdedor para um líder que só via as grandes vitórias em sua frente; de um homem fraco que se escondia sob o manto do medo, em um líder resoluto que inspirava multidão de guerreiros para lutarem contra o poderoso inimigo que os oprimia há décadas.

 lição: Gideão estava trabalhando quando Deus o chamou (Jz 6.11). Isto porque Deus não chama ociosos para trabalharem na Sua Seara. Simples assim! Preguiçosos ou medíocres serão descartados por Deus (Ap 3.16).

lição: Quando decidimos erigir um altar para Deus, temos de assumir o compromisso de derrubar todos os outros altares de “deuses-que-não-são” (por exemplo: poder, sexo, dinheiro, religião, família, trabalho etc.). Antes de tudo, Gideão “edificou um altar ao Senhor”, adorando-o como único Deus de sua vida (Jz 6.22-25). Saiba, portanto, que Deus não quer ser primeiro na sua vida, nem na de ninguém, como costumeiramente se ensina; ao contrário, Deus quer ser único e tudo na nossa vida (Mc 12.29,30).

 lição: Para Gideão realizar “uma obra para Deus”, foi preciso primeiramente confiar em Deus, que o chamou. Isso, e somente isso, é a base para manter intacta a convicção do chamamento e incólume a certeza da vitória, a despeito das crises e circunstâncias a serem enfrentadas. Para Gideão, limitado na sua teologia e no conhecimento de Deus, sua fé foi provada com a porção de lã colocada na eira (Jz 6.36-40). Comparados com Gideão, nós temos, hoje, muito mais Revelação e maiores condições de enfrentar as batalhas da vida com a confiança de fé no Senhor que nos chamou. Assim, cada um deve apegar-se à sua certeza de fé para realizar a missão da sua vida, porque “o justo viverá pela sua fé” (Hc 2.4; Gl 3.11).

lição: Sem Deus, os obstáculos são intransponíveis; porém, quando Deus entra em cena, transforma não somente a sua vida, mas também todo o seu contexto. Ele aprende que é a presença de Deus que faz toda a diferença!

Josué 1.9 “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

Saiba que a única forma de você se tornar mais do que vencedor é sair da luta não somente com a vitória (pois a vitória só o torna um vencedor!), mas também com os despojos da batalha (sendo o maior deles a capacidade de se tornar uma pessoa melhor!). Deus abençoe a sua vida e lhe faça mais do que vencedor!

Referências

https://viraletra.wordpress.com/2017/07/19/14-preciosas-licoes-da-vida-de-gideao/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, mande-me uma mensagem