segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Marta ou Maria?



João 11:1 Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele era do povoado de Betânia, onde Maria e a sua irmã Marta moravam.
João 11:2 (Esta Maria era a mesma que pôs perfume nos pés do Senhor Jesus e os enxugou com os seus cabelos. Era o irmão dela, Lázaro, que estava doente.)
João 11:3 As duas irmãs mandaram dizer a Jesus: - Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente!
João 11:4 Quando Jesus recebeu a notícia, disse: - O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada.
João 11:5 Jesus amava muito Marta, e a sua irmã, e também Lázaro.
João 11:6 Porém quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou dois dias onde estava.
João 11:7 Então disse aos seus discípulos: - Vamos voltar para a Judéia.
João 11:8 Mas eles disseram: - Mestre, faz tão pouco tempo que o povo de lá queria matá-lo a pedradas, e o senhor quer voltar?
João 11:9 Jesus respondeu: - Por acaso o dia não tem doze horas? Se alguém anda de dia não tropeça porque vê a luz deste mundo.
João 11:10 Mas, se anda de noite, tropeça porque nele não existe luz.
João 11:11 Jesus disse isso e depois continuou: - O nosso amigo Lázaro está dormindo, mas eu vou lá acordá-lo.
João 11:12 - Senhor, se ele está dormindo, isso quer dizer que vai ficar bom! - disseram eles.
João 11:13 Mas o que Jesus queria dizer era que Lázaro estava morto. Porém eles pensavam que ele estivesse falando do sono natural.
João 11:14 Então Jesus disse claramente: - Lázaro morreu,
João 11:15 mas eu estou alegre por não ter estado lá com ele, pois assim vocês vão crer. Vamos até a casa dele.
João 11:16 Então Tomé, chamado "o Gêmeo", disse aos outros discípulos: - Vamos nós também a fim de morrer com o Mestre!
João 11:17 Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro havia sido sepultado.
João 11:18 Betânia ficava a menos de três quilômetros de Jerusalém,
João 11:19 e muitas pessoas tinham vindo visitar Marta e Maria para as consolarem por causa da morte do irmão.
João 11:20 Quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi encontrar-se com ele. Porém Maria ficou sentada em casa.
João 11:21 Então Marta disse a Jesus: - Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido!
João 11:22 Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele.
João 11:23 - O seu irmão vai ressuscitar! - disse Jesus.
João 11:24 Marta respondeu: - Eu sei que ele vai ressuscitar no último dia!
João 11:25 Então Jesus afirmou: - Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
João 11:26 e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?
João 11:27 - Sim, senhor! - disse ela. - Eu creio que o senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.
João 11:28 Depois de dizer isso, Marta foi, chamou Maria, a sua irmã, e lhe disse em particular: - O Mestre chegou e está chamando você.
João 11:29 Quando Maria ouviu isso, levantou-se depressa e foi encontrar-se com Jesus.
João 11:30 Pois ele não tinha chegado ao povoado, mas ainda estava no lugar onde Marta o havia encontrado.


A cerca de três quilômetros a sudeste de Jerusalém, na vila de Betânia, havia um lar onde moravam três irmãos: Maria, Marta e Lázaro, esses eram uns dos mais chegados amigos de Jesus e, frequentemente, quando ele estava viajando próximo à Jerusalém, ele os visitava.
Essa família era tão amiga que o único trecho da bíblia que faz uma citação a Jesus estar chorando se refere justamente a um episódio ocorrido com essa família: à morte de Lázaro.
João 11:33 Jesus viu Maria chorando e viu as pessoas que estavam com ela chorando também. Então ficou muito comovido e aflito
João 11:38 Jesus ficou outra vez muito comovido. Ele foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada,
Há um fato que nos intriga nessa história: como Jesus pode ficar tão comovido com a morte de Lázaro, se ele sabia, há quatro dias, que este se encontrava enfermo e, ainda assim, demorou-se dois dias para ir visitá-lo.
João 11:3 As duas irmãs mandaram dizer a Jesus: - Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente!
João 11:4 Quando Jesus recebeu a notícia, disse: - O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada.
João 11:11 Jesus disse isso e depois continuou: - O nosso amigo Lázaro está dormindo, mas eu vou lá acordá-lo.
Conforme lemos no trecho bíblico acima, a demora de Jesus em ir ao encontro dos seus queridos passava por um propósito maior que Deus tinha. E para ele se cumprir, Lázaro, o melhor amigo de Jesus, precisava morrer.
Contudo, mesmo conhecendo os objetivos de Deus, Jesus ficou triste ao ver o sofrimento das irmãs com a morte de Lázaro, embora houvesse um projeto maior, o da salvação daquelas várias pessoas que ainda não conheciam o caminho a verdade e a vida, e que se converteram após a ressurreição de Lázaro, Jesus entendeu e sensibilizou-se com o sofrimento que aquelas irmãs estavam passando.
  João 11:5 Jesus amava muito Marta, e a sua irmã, e também Lázaro.
Jesus não simplesmente amava aquela família, ele amava muito, diz o texto, por isso se arriscou a voltar para a Judéia, lugar cujo povo queria matá-lo a pedradas, para então dar uma das mais bonitas demonstrações do poder glorioso de Deus e revelar sua natureza divina. O final dessa história maravilhosa nós já sabemos, portanto quero ater-me a outra vertente que nos é revelada por esse texto que se encontra em João 11: a personalidade de duas mulheres a quem o Senhor muito amava, Marta e Maria.
Marta talvez, por apresentar um gênio mais forte, seja injustiçada, julgada mal por muitos que tomam exclusivamente o texto de Lucas 10: 38 a 42 como base para sua análise psicológica.
Lucas 10:38 Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela.
Lucas 10:39 Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava.
Lucas 10:40 Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou: - O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar.
Lucas 10:41 Aí o Senhor respondeu: - Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas,
Lucas 10:42 mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.
Já perdi a conta de quantas pessoas eu já ouvi falando que Jesus dá um “puxão de orelha” em Marta nessa cena, mas... analisemos:
Nesse texto vemos uma Marta chateada com o comportamento de sua irmã Maria, que a deixara sozinha nas obrigações do lar, durante uma visita de Jesus. Marta reclama, dentro de toda a liberdade que tinha com seu amigo e mestre que ordene a Maria que colaborasse também, uma vez que a ela só parecia dar ouvidos, mesmo, às palavras de Jesus.
Não sei a idade que elas tinham nesse dia, mas penso que Marta era a irmã mais velha e, por isso quando elas perderam a mãe, ficou com a maior fatia das atividades domésticas. Talvez isso explique o versículo 38 dizer que “uma mulher chamada Marta os receberam” e não duas irmãs chamadas Marta e Maria os receberam. Marta teve assumir o lugar da matriarca da família. Sobre Maria não pesava tanto o peso das responsabilidades. Quem tem irmãos mais novos sabe do que estou falando. Eles costumam deixar as tarefas do lar sempre para depois, pois lá no fundo sabem que tem alguém, mais velho, que acaba fazendo no lugar deles.
Assim, gosto de ficar imaginando a cena e comparando com as nossas próprias vidas: como é agradável recebermos a visita de um ente amado em nossas casas. Queremos oferecer o melhor para o hóspede. Deixamos a casa o mais limpa e arrumada que conseguimos, fazemos comidas gostosas para servir e ficamos contentes de compartilharmos aqueles momentos tão íntimos, dentro de nossos lares. A bíblia não relata muitas informações sobre essa visita, mas podemos perceber, já que tudo indica, que Jesus estava fazendo uma visita surpresa, ou seja, não avisou em tempo hábil que estaria na casa de seus amigos. Acho que isso explica o motivo pelo qual Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços, a casa não estava arrumada! Ela queria servir o melhor para aquele amigo querido que estava em sua casa, porém não tinha nada preparado. Jesus como uma visita educada diz nos versículos 41 e 42 que Marta estava se preocupando com muitas coisas para servi-lo, mas não precisava se incomodar, pois pouco ou uma só coisa era suficiente para ele. Você já visitou alguém que quis servi-lo com o melhor que possuía? Qual foi sua reação? É muito comum dizermos que não precisa se incomodar... ou: acabei de jantar... ou, ainda só quero uma água. Era isso que Jesus dizia.
Portanto, agora atamo-nos no jeito de ser de Marta. Pelas informações que colhemos nos textos bíblicos em que aparece é possível classificar seu temperamento como sanguíneo. Veja outras características desse temperamento: vigorosa, receptiva por natureza, toma suas decisões pelos sentimentos e não através dos pensamentos ponderados, crédula, por não gostar de solidão tinha grande convívio social(o sanguíneo sempre tem amigos), comunicativa, destacada, afável, simpática, companheira, indisciplinada, impulsiva, barulhenta, insegura, exagerada, medrosa, impaciente, precipitada e  se irrita facilmente.
Acho que essas características explicam o porquê Marta estava inconformada com sua irmã(ainda mais se lembrarmos que pelo menos mais uns 12 homens acompanhavam Jesus). Marta não sentou-se também aos pés de Jesus para ouvi-lo, o que realmente era a melhor parte, pois queria servir-los com o melhor de sua casa, o melhor almoço, a cama mais cheirosa e quentinha e , quem sabe não estava achando injusto sua irmã não ajudá-la por que o que mais queria era preparar tudo para também se sentar com eles e conversarem? E outra coisa: Jesus provavelmente aceitou com muito carinho o almoço e a cama cheirosa preparada por Marta. Ele não renegou seu trabalho.
Já o caráter de Maria era outro, oposto ao de sua irmã. Seu temperamento provavelmente é o linfático ou fleumático e pessoas desse temperamento são mais calmas, tranquilas, prudentes e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas. Decidem sem pressão e, frequentemente com bom senso, o que explica o motivo de ter despejado perfume nos pés de Jesus, conforme João 12: 3, ela já estava preparando-o para o sepultamento. As pessoas com a personalidade de Maria são pacientes, observadores, passivos e têm boa memória. Por serem calmas, são também pouco esforçadas, lentas, tem os gestos medidos, andar vagaroso. Seu julgamento é lento, mas com muito bom senso. Tem uma calma, sangue frio e tenacidade, às vezes surpreendente frente à brutalidade dos violentos, ao entusiasmo exagerado dos sangüíneos ou a exaltação dos nervosos. Não se apavoram numa catástrofe e são difíceis de serem influenciados. Entretanto, faltam-lhes entusiasmo e criatividade, são lentos nas suas tarefas, mas ao mesmo tempo precisos, pontuais, capazes de um rendimento aceitável. Fazem uma coisa de cada vez, são detalhistas, observadores, mas têm pouca imaginação. São meio preguiçosos, não têm energia para convencer e têm medo. Temem o perigo, os golpes, as violências, sempre que possível os evitam. Não andam muito.
Essas provavelmente eram as características de Maria. Ficar sentada, ouvindo pacientemente era um traço de sua personalidade. Veja este outro trecho:
João 11:20 Quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi encontrar-se com ele. Porém Maria ficou sentada em casa.
Marta foi se encontrar com Jesus, enquanto a irmã permaneceu imóvel. O que mais reforça a natureza hiperativa de Marta é que no momento que ela se encontrou com Jesus, ele nem tinha entrado no povoado ainda. E olhe só o que ela fez: Jesus perguntou-lhe de Maria, então ela saiu correndo foi em casa chamou a irmã, voltou e Jesus ainda não tinha entrado no povoado. Como corria essa mulher!
Essa conduta lembra-me uma tia. A tia Iolanda morava num sítio próximo ao nosso lá no São Pedro. Quando íamos visitá-la e ela percebia,  não aguentava esperar a gente chegar em sua casa, vinha ao encontro, às vezes andava 100, 150 metros até se encontrar com sua visita. Quando chegávamos à sua casa, ela não parava um minuto, oferecia várias comidas, servia doces, frutas e antes que terminávamos de comer servia mais, convidava para ir ver alguma coisa no terreiro, mostrava todas as novidades, oferecia mais comida... acho que minha tia Iolanda tem o perfil de Marta. E notem que interessante: é uma das pessoas mais dispostas e prestativas que conheço. É o tipo de pessoa que resolve as paradas. Sempre que algum visinho ia dar uma festa, ela era a primeira a ser chamada para ajudar na cozinha. Quando alguma mulher ficava doente, ela logo aparecia para lavar as roupas da família e ajudar nas tarefas da casa.  Como pessoas assim são importantes na obra de Deus! Lá em João 12: 2, quando Jesus outra vez retornou a Betânia e prepararam-lhe um jantar adivinha o que Marta estava fazendo? Essa pergunta é fácil: servindo o jantar, é claro!

Já, Maria, penso eu, era aquela mulher de oração, que planejava com toda a paciência suas ações. Imaginem, como foi que ela teve a sábia visão de derramar perfume sobre Jesus pouco antes da sua morte? O perfume valia um ano de salário, talvez fosse a única coisa de valor que possuía, pela lógica não desperdiçaríamos um ano de trabalho numa extravagância, porém Maria estava certa do que fazer, já devia ter lhe passado pela mente vender o perfume, ajudar aos necessitados, mas estava decidida, os pobres estariam sempre ali para serem ajudados, mas Jesus... a qualquer momento os soldados colocariam as mãos nele. Ela tinha certeza do que fazer, porque Deus falara ao seu coração, ela sentia paz, serenidade dentro de si. Seu gesto seria criticado por muitos, entretanto ela não se importava, aquele era seu melhor amigo, como ela o amava, não tinha medo e não se preocupou com os outros, quis apenas declarar com um banho de bálsamo, sua gratidão. Gratidão por Jesus ter tanto carinho com sua família, gratidão por ele ter ressuscitado seu irmão, por ser o dono do mundo e mesmo assim perder seu tempo com pessoas simples... eram muitos os motivos. Hoje, quando Jesus lembra desse ato, certamente suas narinas sentem o perfume do bálsamo e sente-se louvado até pelo olfato.
Minha tia Iolanda, assim como Marta, tem uma irmã com o perfil de Maria. Sempre que chegamos em sua casa ela está acordando. Dorme na cama, no sofá, mas sua bíblia e óculos sempre estão do lado. Além disso, ela tem papeizinhos guardados pela casa com nomes das pessoas que ora diariamente. São várias as pessoas que tem seus nomes lembrados naquele lar todos os dias e nem sabem disso. Que bênção para uma igreja ter alguém assim, que sustenta seus ministérios e membros com oração!
Como nós podemos aprender com essas irmãs: Marta e Maria tinham personalidades, pensamentos e comportamentos completamente diferentes. Uma pode ser vista como revoltada, outra como mansa; uma como preguiçosa, outra como trabalhadeira, contudo todas as duas amavam muito a Jesus e davam seu melhor para ele e Jesus também as amava da mesma forma: muito. Isso põe um ponto final às discussões.
Essas diferenças de temperamento servem para nos mostrar que
Deus não faz acepção de pessoas
Romanos 2:11.
 Ele nos ama independentemente se somos sanguíneos, fleumáticos, Coléricos ou Melancólicos.
Em todas as personalidades ou temperamentos há qualidades e defeitos. Para que cada um de nós viva e conviva melhor com os nossos defeitos, para que eles não nos dominem é importante a prática de leitura da bíblia e oração.
No entanto, Deus nos fez diferentes, para que pudéssemos nos encaixar uns nos outros, como um quebra cabeça, se todas as peças forem iguais elas nunca formaram um o jogo.
Ele fez duas irmãs tão diferentes para que nós aprendêssemos a sermos irmãos, mesmo com nossas diferenças.

2 comentários:

  1. Que a o suave perfume de Jesus, perfume de paz, amor,
    harmonia e a eterna esperança no novo Novo .
    Inspirado, como fundamento de uma sociedade nova, com Justiça e amor
    onde não haja descrinações entre povos de Nações.
    Onde a crianças e idosos encontre respeito numa
    socidade menos corrupita e injusta.
    Que o Mundo seja de todos as cores da primavera
    que todos possam beber do mel extraído do néctar das flores.
    Que a paz de jesus reine em seu coração e que 2012 seja um ano de intensa paz .
    Um carinhoso Beijo meu eterno carinho.
    Vou contar com você em 2012
    Eu vou continuar seguindo e te amando.
    Com carinho.
    Evanir.
    Seu blog é excelente gostaria de entrar para 2012 de mãos dadas contigo.

    ResponderExcluir
  2. oi, Evanir, é um prazer recebê-la aqui é que seu 2012 também seja bom, na verdade o melhor ano de nossas vidas até.Ebenezer!
    Minhas mãos estão contigo!
    Um abraço
    Fabi

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, mande-me uma mensagem