sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Eu: Lázaro

Veja essas manchetes de um importante jornal em apenas três dias:

            O que o ser humano mais deseja? O que é, acima de tudo, o mais importante para cada um de nós?
Seria o dinheiro? A fama? Para os mais humanos: a família? Boas amizades? Ah! Já sei, a saúde é o mais importante... a paz?
Não o mais importante é a vida. Sem ela ninguém conquistaria nenhuma das cosas citadas acima. Já que a vida é tão importante, imagine só se alguém, um cientista talvez, inventasse um meio de prolongá-la? Um remédio que fosse capaz de aumentar os anos de vida. Os laboratórios brigariam muito pela patente desse remédio e seu inventor ficaria bilionário.
Vamos mais longe agora: e se o homem fosse capaz de criar a imortalidade? Acabaria o medo de morrer, mas em compensação as fábricas de cigarro venderiam mais.
Indiretamente, mas em busca da imortalidade, a medicina investe dinheiro, tempo e pessoas em busca da fórmula mágica: remédios, alimentação saudável, cirurgias plásticas, experiências com clones e outras mais escondem nosso desejo de viver, pelo menos, um pouco mais.
Contudo, o homem: o ser superior das espécies, não passa de um tolo. Ao homem já foi dado o privilégio da imortalidade.

João 11
38 Jesus ficou outra vez muito comovido. Ele foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada,
    39 e ordenou: _Tirem a pedra! Marta, a irmã do morto, disse: _Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado!
    40 Jesus respondeu: _Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus?
    41 Então tiraram a pedra. Jesus olhou para o céu e disse: _Pai, eu te agradeço porque me ouviste.
    42 Eu sei que sempre me ouves; mas eu estou dizendo isso por causa de toda esta gente que está aqui, para que eles creiam que tu me enviaste.
    43 Depois de dizer isso, gritou: _Lázaro, venha para fora!
    44 E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse: _Desenrolem as faixas e deixem que ele vá.
    45 Muitas pessoas que tinham ido visitar Maria viram o que Jesus tinha feito e creram nele.
    46 Mas algumas pessoas voltaram e contaram aos fariseus o que ele havia feito.
    47 Então os fariseus e os chefes dos sacerdotes se reuniram com o Conselho Superior e disseram: _O que é que nós vamos fazer? Esse homem está fazendo muitos milagres!
    48 Se deixarmos que ele continue fazendo essas coisas, todos vão crer nele. Aí as autoridades romanas agirão contra nós e destruirão o Templo e o nosso país.
    49 Então Caifás, que naquele ano era o Grande Sacerdote, disse: _Vocês não sabem nada!
    50 Será que não entendem que para vocês é melhor que morra apenas um homem pelo povo do que deixar que o país todo seja destruído?
    51 Naquele momento Caifás não estava falando por si mesmo. Mas, como ele era o Grande Sacerdote naquele ano, estava profetizando que Jesus ia morrer pela nação.
    52 E não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo todos os filhos de Deus que estão espalhados por toda parte.
    53 Então, daquele dia em diante, os líderes judeus fizeram planos para matar Jesus.
    54 Por isso ele já não andava publicamente na Judéia, mas foi para uma região perto do deserto, a uma cidade chamada Efraim, e ficou ali com os seus discípulos.
    55 Faltava pouco tempo para a Festa da Páscoa. Muitos judeus foram a Jerusalém antes da festa para tomar parte na cerimônia de purificação.
    56 Eles procuravam Jesus e, no pátio do Templo, perguntavam uns aos outros: _O que é que vocês acham? Será que ele vem à festa?
    57 Os chefes dos sacerdotes e os fariseus queriam prender Jesus. Por isso tinham dado ordem para que, se alguém soubesse, contasse onde ele estava.

Quando nós olhamos para a história de Lázaro, podemos nos perguntar uma série de coisas como por exemplo: por que os amigos de Jesus, como Lázaro fora, morrem? Por que uma família, como a de Marta e Maria, mulheres boas, fiéis a Deus, passa pela dor terrível de perder um irmão amado? Por que Jesus, ao saber da doença de um crente tão fiel demorou ainda quatro dias para ir visitá-lo?
A resposta a tantas interrogações que se formulam no decorrer de nossa vida, estão em João 11.4:
4 Quando Jesus recebeu a notícia, disse: _O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada.

Para que a glória de Deus seja manifesta, coisas que nossos olhos humanos não conseguem entender, precisam acontecer. Para que o poder de Deus fosse visto através de Jesus, Lázaro, precisou ficar doente, morrer e suas irmãs tiveram de suportar quatro dias de luto. O resultado foi tão especial, que os inimigos de Jesus até perceberam que eles não estavam contra qualquer um, sabiam que em breve todos acreditariam nele.
No entanto, talvez você esteja querendo dizer: Fabiana, mas isso foi um outro caso. Como a glória de Deus será manifesta na morte de tantos doentes na fila do SUS? Ou num ataque terrorista? Como crerão em Deus diante das catástrofes naturais, ou numa chacina de meninos de rua?
Jesus já sabia que perguntaríamos isso, então respondeu:
Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? João 11:40

Agora preste atenção nessas histórias:

1-Uma jovem estava em um hospital público esperando o momento de dar a luz. Ela daria o filho para adoção, pois era o resultado de uma violência sofrida por seu próprio pai. A moça estava deprimida, talvez preferisse morrer no parto. Na fila de espera uma mulher que também esperava atendimento puxou assunto com ela, aconselhou-a e ligou para uma conhecida sua contando sobre o bebê. Conclusão: essa conhecida era a Flor de Lis, uma mulher cristã que dedicou sua vida a recolher crianças e adolescentes das ruas, do tráfico, da violência e cuidar delas como se fossem suas. Aquele bebê pode crescer num lar que o protegeu e ensinou o caminho de Deus.
2-Em Israel há uma intolerância muito grande pelos cristãos. Quando um judeu se converte é considerado um traidor, um desvirtuador das tradições de seu povo. Certa vez um missionário desafiou um jovem sobre as profecias sobre Jesus encontradas no Torá. Ao chegar em casa o jovem leu um texto do Velho Testamento, pensou muito sobre a conversa e concluiu que  realmente a Nova Aliança entre Deus e os homens era Jesus.
O jovem procurou o missionário e entregou sua vida a Jesus, passando a freqüentar sua igreja. Quando o pai do rapaz soube do ocorrido, repreendeu duramente seu filho e obrigou-o a mudar-se para outra cidade. Numa noite contratou alguns homens e pôs fogo na igreja, destruiu-a totalmente. O que parecia o fim do trabalho daquele missionário na verdade se constituiu como o começo de sua igreja, pois depois do atentado, muitas pessoas se despertaram e procuraram o missionário, ajudando-o a reerguer o templo e uma forte igreja se formou naquele lugar.
3-Numa das cidades do sul de Minas que foram assoladas pelas enchentes de janeiro de 2011, uma tromba d’água varreu praticamente todo um bairro chamado Quilombo. Quando a equipe de reportagem chegou no local para gravar uma matéria, teve uma imensa surpresa: em meio às pedras e lama havia uma casa de pé. Era uma casa pequena, de paredes brancas, teto de telha brasilite. Como uma simples casa pode permanecer de pé no meio de um rio que passou praticamente sobre ela? A resposta estava escrita nas paredes da casa, com uma tinta vermelha: “Jesus salva, eu sobrevivi” e em outra parede: “Deus é fiel, sobrevivi à tromba d’água”.
4- Era dia 23 de julho de 1993, próximo às dependências da Igreja da Candelária, Rio. Um grupo de policiais abre tiro em direção a 70 crianças que dormiam na rua. O Brasil inteiro ficou chocado com a atitude dos policiais, que pretendiam fazer uma limpeza no local, exterminando os moradores de rua. Porém foi depois desse episódio horrendo para a nossa história, que várias ongs surgiram com o objetivo de ajudar aquelas pessoas. Entre elas estava o Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma ONG dirigida por Cristina Leonardo. Entre muitas crianças que foram atendidas estava Fábio da Silva, um menino que passou a ter um abraço de uma mãe e que por causa disso se tornou um homem honesto.

Você viu: você creu o suficiente para ver a glória de Deus? Ela estava presente na fila do hospital público, no ato terrorista em Israel, nas tragédias das enchentes e até na chacina da Candelária! Ele tem formas de agir que muitas vezes não conseguimos interpretar direito devido a nossa falta de fé, mas Deus está por trás de todas as coisas cuidando dos seus.
Ele quer nos livrar da dor, da angústia e da morte. Ele nos criou para ser imortais e quando fizemos tudo errado, pecando ele arrumou um novo jeito de nos tornar imortais: Jesus.
Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” Romanos 8:32

Há fases em nossa vida que parecemos Lázaro: mortos. Todo cristão tem dias assim, são os dias de vale de sombra e morte. Alguém pode estar assim hoje, sua alma pode estar se decompondo e você próprio já se trancou num túmulo, pensando que não há mais solução para você.
Até as pessoas mais próximas de Lázaro acreditavam que ele cheirava mal. As pessoas podem até dizer que você cheira à podridão, que não vale mais a pena investir em você, que é um caso perdido, mas Jesus, igualzinho fez com Lázaro está gritando o seu nome lá fora desse túmulo, ele o chama para fora, por que ele acredita em você, ele ama você e se ninguém se recrutar para socorrê-lo, ele vai mandar algum cristão fiel ajudá-lo a empurrar essa pedra que o separa da vida. Não há outro que possa fazer isso por você.
Ouça Jesus, a voz dele diz seu nome, ele o chama pelo nome! só ele tem o poder para ressuscitar sua fé, sua pureza, seus sonhos, sua auto estima... ele quer te dar a imortalidade, a vida eterna ao lado dele.
A pedra não encerra sua história, acredite ele vem buscá-lo e antes que seus sonhos terminem de morrer ele vai ressuscitar seu ânimo e suas forças.


           
Ressuscita-me\ Aline Barros
Mestre eu preciso de um milagre
Transforma minha vida, o meu estado
Faz tempo que não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados
Lázaro ouviu a Sua voz, quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu
Mestre, não há outro que possa fazer
Aquilo que só o Teu nome tem todo poder
Eu preciso tanto de um milagre

Remove minha pedra
Me chama pelo nome
Muda minha história
Ressuscita os meu sonhos
Transforma minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora
Ressuscita-me

Tu és a própria vida
A força que há em mim
Tu és o filho de Deus
Que me ergue pra vencer
Senhor de tudo em mim
Já ouço a Tua voz
Me chamando pra viver
Uma história de poder!







Eu, Lázaro\ Oficina G3
Composição: Juninho Afram, Duca Tambasco e Jean Carllos
Uma pedra termina a história
Onde a vida sem vida se encerra
Tentei esperar
Tentei lutar
Mas não pude vencer
Sei que virá pra me buscar
Os meus sonhos não vão morrer
Vou ouvir Tua voz
Vou ouvir o meu nome
Vou ouvir Tua voz me chamando
O amor derramado em lágrimas
A palavra que me traz a vida
Ecoa o som
A Tua voz o meu nome chamou
Veio aqui pra me buscar
Os meus sonhos não vão morrer
Eu ouvi Tua voz
Eu ouvi o meu nome
Eu ouvi Tua voz me chamando
Vem pra mim, vem pra fora
Vem pra mim, vem agora
A pedra já não está
Vem encontrar
Vim te buscar, eu vim te buscar
Eu ouvi Tua voz
Eu ouvi o meu nome
Eu ouvi Tua voz me chamando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, mande-me uma mensagem